Nadal em perigo para o Open dos EUA

Uma lesão no pulso direito veio complicar a época do actual número dois mundial.

Foto
Nadal lesionou-se num pulso e vai parar de competir Carl Court/AFP

Rafael Nadal não vai conseguir repetir o excelente Verão de 2013, em que ganhou todos os 17 encontros que disputou na tournée norte-americana. O número dois do ranking lesionou-se no pulso direito durante os treinos que estava a realizar em Maiorca e onde preparava a participação nos dois Masters 1000 que se realizam nas próximas semanas na América do Norte, no Open do Canadá e Cincinatti. A gravidade da lesão obriga a uma paragem entre 14 e 21 dias e só depois se saberá se estará em condições de defender o título no Open dos EUA, que se inicia a 25 de Agosto.

“Lamentavelmente, lesionei-me no pulso direito durante o treino e depois dos exames a que me submeti, incluindo uma ressonância magnética, e consultar os meus médicos, vou ter que permanecer fora da competição durante duas ou três semanas. Estou muito decepcionado por não ser capaz de defender os meus títulos e competir em Toronto e Cincinnati. Fiquei com vontade de ir e voltar a jogar depois dos meus grandes resultados no ano passado”, afirmou Nadal em comunicado.

O seu médico, Angel Ruiz-Cotorro, recomendou imobilização total da mão direita com o recurso a uma tala e findo esse período deverá realizar novos exames para avaliar o regresso no Open dos EUA. No ano passado, Nadal dominou a campanha norte-americana, ganhando os 17 encontros que realizou e somando 4.000 pontos pelas vitórias nesses torneios (Canadá, Cincinnati e Open dos EUA), obrigatoriamente pontuáveis para o ranking ATP, para todos os tenistas que tenham classificação para entrar directamente como é o caso de João Sousa (39.º) que, nesta quinta-feira, parte para Toronto.

Nadal não compete desde que foi eliminado nos oitavos-de-final do torneio de Wimbledon, pelo jovem australiano Kick Kyrgios, e esta lesão torna ainda mais difícil a recuperação do primeiro lugar do ranking, ocupado agora por Novak Djokovic após o triunfo em Wimbledon. Contudo, dias antes da lesão, Nadal fez questão de frisar que não se sentia favorito para terminar o ano no primeiro lugar e que aquilo que o faz mais feliz é sentir-se saudável.

Entretanto, Frederico Silva (432.º) estreou-se numa segunda ronda de um torneio da categoria Challenger, mas o português de 19 anos teve a má sorte de ter defrontar o melhor tenista presente em Segóvia, o francês Adrian Mannarino (101.º), que venceu, por 3-6, 6-4 e 6-2. No Challenger de Cortina, Rui Machado (253.º) perdeu na ronda inaugural com o italiano Adelchi Virgili (917.º), pelos parciais de 6-7 (4/7), 6-4 e 1-6.

Sugerir correcção
Comentar