Nacional vence derby madeirense

Os nacionalistas praticamente afastaram o Marítimo das provas europeias.

Foto
Pedro Martins viu o Marítimo ficar mais longe da Europa Gregório Cunha/AFP

Numa partida intensa e emotiva, o Nacional venceu neste sábado o seu eterno rival, o Marítimo, por 2-0, com golos de Reginaldo e Djaniny, em jogo da 27.ª jornada I Liga.

Num derby madeirense com vista para a Europa, o Nacional entrou melhor e, depois de uma primeira ameaça, inaugurou o marcador logo aos seis minutos, por Reginaldo, tendo desfeito as dúvidas quanto ao vencedor apenas aos 88', por Djaniny.

O Marítimo procurou reagir à desvantagem, ciente de que uma derrota o colocava praticamente fora da rota europeia e, aos 17 minutos, Alex Soares solicitou Danilo Dias, que fez a bola sair junto ao poste direito da baliza à guarda de Gottardi. O Nacional não tardou em responder e dois minutos volvidos, Reginaldo esteve também perto de marcar.

O jogo estava aberto e intenso, com ambos os conjuntos a praticarem um futebol positivo. Aos 36 minutos, os "verde rubros" estiveram muito perto de restabelecer a igualdade, primeiro num cabeceamento de Danilo Pereira e depois, na recarga, por Derley, mas Gottardi mostrou toda a sua categoria e evitou o golo.

A segunda parte iniciou-se em bom ritmo, com Djaniny, logo nos primeiros segundos, a desperdiçar a oportunidade de ampliar, mas Salin manteve o Marítimo no jogo. Não tardou muito a resposta do Marítimo e, aos 50 minutos, Derley não deu o melhor seguimento a um centro bem medido de Sami.

O Marítimo estava mais pressionante e, aos 55 minutos, após uma jogada envolvente, Theo Weeks rematou ao lado. O jogo estava num ritmo alucinante e apenas dois minutos volvidos, Salin voltou a vencer o duelo individual com Djaniny. Na jogada seguinte, foi a vez de Gottardi se opor aos intentos de Sami.

Com o jogo partido, Gottardi, aos 61 minutos, negou o golo a Danilo Dias. O Marítimo consciente do único resultado que lhe interessava, a vitória, arriscava tudo, retirando Artur e lançando Fidélis. Contudo, no minuto seguinte, as aspirações "verde rubras" sofreram um rude golpe, com a expulsão de Gegé.

O Nacional, sentindo que estava muito perto de vencer, passou a controlar mais o jogo, gerindo os seus momentos. Todavia, ainda antes do final, chegou ao segundo golo, numa rápida transição, com o egípcio Saleh Gomaa a lançar Djaniny, que, com toda a determinação, ultrapassou João Diogo e Salin e "selou", em definitivo, a história do jogo.

Numa partida digna de duas equipas com ambições europeias, o Nacional com este triunfo deu um passo muito importante no objectivo europeu. Por seu turno, só um milagre poderá colocar o Marítimo na próxima época na Liga Europa.

Sugerir correcção
Comentar