Nacional espreita primeira vitória da época sobre o Benfica

As duas equipas vão promover alterações na zona mais recuada do meio-campo.

Foto
Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

O Nacional iniciou na última jornada um ciclo de jogos particularmente complicado e o obstáculo desta segunda-feira será, à partida, um dos mais difíceis de derrubar até ao final da temporada. Sem vencer há quatro partidas, a equipa insular encontra o líder Benfica pela terceira vez nesta época e ainda à procura da primeira vitória. Nos dois duelos anteriores, para o campeonato e para a Taça da Liga, os “encarnados” venceram (2-0 e 1-0).

Manuel Machado, treinador dos madeirenses, deixou de fora dos convocados um médio de características defensivas, Claudemir, o mesmo acontecendo com Jorge Jesus, do lado dos “encarnados” (Fejsa está castigado e deverá ser substituído por Ruben Amorim). De todo o modo, o Nacional não espera facilidades: “O Benfica é uma equipa recheada de bons jogadores em todos os sectores, joga com um modelo diferente, assente num 4x4x2 muito bem trabalhado, tem um comando técnico com quase cinco anos e grandes jogadores em todos os sectores", avalia o técnico.

Em casa, o Nacional soma tantas vitórias quantas derrotas neste campeonato (três) e a verdade é que o Benfica tem feito uma boa carreira fora de portas. O que pode servir de consolo para os insulares é o facto de a única derrota do líder da prova ter acontecido justamente na Madeira, logo na jornada inaugural, em que perdeu com o Marítimo (2-1). De todo o modo, Manuel Machado faz questão de vincar as diferenças: “O Benfica tem um plantel categórico e o Nacional é um pequeno clube com poucos meios financeiros, mas que luta por uma posição europeia, está no quinto lugar e deseja manter-se nessa posição".

O Benfica é apenas uma das dores de cabeça que o treinador dos alvinegros tem até ao final da época, já que ainda terá de enfrentar o FC Porto, o Sporting e o Marítimo. O que o Nacional tem feito até agora já mereceu, porém, rasgados elogios do Benfica, que Manuel Machado retribui: “Quero felicitar o Benfica pelo excelente jogo e pela excelente imagem do futebol português que deixou no país do futebol”.

Sugerir correcção
Comentar