Duas equipas da I Liga já se despediram da Taça de Portugal

Nacional eliminado pelo Santa Maria, equipa que joga no terceiro escalão. Académica afasta Belenenses nos penáltis.

Foto
Um dia mau para Manuel Machado e para o Nacional da Madeira FRANCISCO LEONG/AFP

A terceira eliminatória da Taça de Portugal, a primeira a contar com equipas da I Liga, fez duas “vítimas” com a despedida da prova do Nacional e do Belenenses. Os “azuis” caíram em casa, frente à Académica, no único jogo que opôs equipas do primeiro escalão e só foi decidido no desempate por grandes penalidades. Mas a grande surpresa do dia foi a queda do Nacional, que foi a Barcelos jogar no terreno do Santa Maria, equipa do terceiro escalão.

Um golo solitário de Telmo, ainda na primeira parte, garantiu a vitória ao Santa Maria, sexto classificado da Série A do Campeonato Nacional de Seniores. A equipa de Barcelos mostrou uma excelente organização defensiva e ainda beneficiou de uma grande exibição do guarda-redes Fábio Pereira, que travou, pelo menos, cinco remates para golo. Já o Nacional, cujo treinador Manuel Machado nem sequer fez “poupanças” na equipa que apresentou, foi muito ineficaz, principalmente na segunda parte, e viu interrompida a série de três vitórias consecutivas.

No Estádio do Restelo, a partida entre Belenenses e Académica só ficou resolvida com recurso a penáltis, que valeram ao emblema de Coimbra o apuramento para a próxima eliminatória. Mas até foram os “azuis” a marcar primeiro: Fredy aproveitou um erro de Marinho e deu vantagem ao Belenenses ainda antes do intervalo. Porém, a Académica melhorou muito na segunda parte e deu a volta ao marcador, com um autogolo de Diakité e um golo de Fernando Alexandre. Só que Fredy voltou a marcar para os “azuis”, de grande penalidade. Perto do fim, Rafael Oliveira teve oportunidade para voltar a dar vantagem à “Briosa”, mas viu o seu penálti ser defendido por Matt Jones. O prolongamento não desfez o 2-2, e no desempate por grandes penalidades a Académica não falhou nenhum dos quatro remates, enquanto o Belenenses acertou duas vezes nos ferros.

Foi também nas grandes penalidades que ficou carimbada a passagem à próxima eliminatória do Académico de Viseu (no terreno do Oriental), do Feirense (na recepção ao Farense) e do Cova da Piedade (na visita ao Portimonense).

O Gil Vicente recebeu e goleou (5-0) o Caldas. Mas a equipa orientada por João de Deus não teve tarefa fácil frente ao sexto classificado da Série F do Campeonato Nacional de Seniores. Os gilistas só inauguraram o marcador perto do intervalo, mas na segunda parte fizeram mais quatro golos (dois deles de penálti) para completar a goleada. Na Póvoa de Varzim, o Arouca obteve um resultado volumoso: a equipa de Pedro Emanuel bateu os poveiros por 4-1. E foi também com uma goleada (6-0) que o Fafe, terceiro classificado da Série A do Campeonato Nacional de Seniores, eliminou o Piense, dos Distritais de Beja.

Resultados (a negro equipas apuradas)
Cinfães-Benfica, 0-1
Mafra-Beira-Mar, 0-1
Penafiel-Operário, 4-2
Aljustrelense-Desp. Aves, 0-1
Fátima-V. Guimarães, 0-3
Oliveirense-P. Ferreira, 1-3
Leixões-Felgueiras, 1-0
Sp. Covilhã-Santa Clara, 2-1
Gafetense-Sp. Braga, 0-2
Moreirense-Estoril, 0-2
FC Porto-Trofense, 1-0
Ribeirão-S. João Ver, 2-0
Camacha-Vilaverdense, 2-0
Fafe-Piense, 6-0
Lusitano-Olhanense, 1-2
Santa Maria-Nacional, 1-0
Gil Vicente-Caldas, 5-0
Atlético-Santa Eulália, 1-0
Louletano-Famalicão, 0-2
V. Setúbal-Alcanenense, 3-1
Loures-Oliveirense, 0-3
Varzim-Arouca, 1-4
Marítimo-Freamunde, 3-1
Esp. Lagos-Rio Ave, 1-3
Benfica C. Branco-D. Chaves, 1-2
Sertanense-O Grandolense, 2-0
U. Leiria-Tondela, 1-3
Oriental-Ac. Viseu, 1-1 (3-5 g.p.)
Belenenses-Académica, 2-2 (2-4 g.p.)
Portimonense-Cova Piedade, 0-0 (3-5 g.p.)
Feirense-Farense, 2-2 (5-3 g.p.)
Sporting-Alba, 8-1

Sugerir correcção
Comentar