Mulheres já podem competir nos 50 km marcha

Na próxima Taça do Mundo de marcha, as mulheres poderão participar na prova de 50 km, até agora destinada apenas aos homens.

Foto

As mulheres vão participar pela primeira vez nos 50 km marcha de uma competição oficial, depois de a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) anunciar a abertura a ambos os géneros da prova da próxima Taça do Mundo, a realizar em Roma, em Maio. 

A Taça do Mundo, que se realizará em Itália a 7 e 8 de Maio, ainda não terá provas e classificações separadas (homens e mulheres). No entanto, haverá a possibilidade de as mulheres competirem juntamente com os homens sem distinção, correndo todos para a mesma classificação colectiva.

Por agora, não haverá limite de participantes por género, sendo que cada país poderá inscrever sete concorrentes e competir com cinco. Sebastian Coe, presidente da IAAF, congratula-se com a mudança, que vê como um dos últimos passos para “assegurar as oportunidades competitivas entre homens e mulheres”. “Nas últimas décadas assistimos à introdução de provas femininas de salto com vara e lançamento do martelo. Ainda que haja alguma diferença de medidas em provas como as barreiras, a prova de 50 km era a única destinada apenas aos homens”, concluiu.

A decisão da IAAF surge como resposta a uma petição da marchadora norte-americana Erin Taylor-Talcott, que vê a alteração como “um passo enorme e surpreendente para os direitos das mulheres”. “Sinto-me verdadeiramente emocionada. Não vejo a hora de participar nos 50 km com os melhores marchadores mundiais”, afirmou num comunicado.

Sugerir correcção
Comentar