Moutinho: “Conquistar o Europeu é um sonho, uma ambição”

Internacional português destaca evolução de João Mário e Renato Sanches.

Foto
João Moutinho admitiu que ainda sente algumas dores Miguel Riopa/AFP

João Moutinho afirmou que Portugal quer fazer história no Euro 2016, ao conquistar pela primeira vez a competição, e garantiu que vai chegar à fase final, em França, completamente recuperado dos problemas físicos.

“Conquistar o Europeu é um sonho, uma ambição. Penso e tenho a certeza que podemos. Temos que encarar os jogos com a máxima seriedade. Temos primeiro que passar um grupo difícil, mas o nosso foco é passar vencer o Euro. Sabemos que há equipas favoritas e com mais historial, mas nós vamos fazer o nosso”, afirmou o médio de 29 anos.

Em conferência de imprensa, no segundo dia de preparação da selecção portuguesa na Cidade do Futebol, em Oeiras, o jogador do Mónaco explicou que o seu principal objectivo é, para já, chegar ao primeiro jogo da competição, com a Islândia, a 14 de Junho, a 100%, depois de uma temporada com algumas lesões. “Estas semanas antes da competição serve para melhorar a condição física. Tenho uma dor ou outra, mas é normal. São muitos jogadores a estarem fora do Europeu devido a lesão. Queria estar bem para ser um dos seleccionados”, referiu Moutinho.

Mesmo sendo um dos mais internacionais (81) do grupo de 23 jogadores convocados pelo seleccionador Fernando Santos, o antigo médio de Sporting e FC Porto negou que tenha algum estatuto especial dentro da equipa e destacou a “evolução extraordinária” de João Mário e Renato Sanches, seus “rivais” na luta por um lugar no “onze”. “Não podemos olhar para estatutos. O que importa é chegar a 100% ao Campeonato da Europa e, se for chamado, vou tentar a ajudar da melhor forma e dar o máximo. Se ficar de fora, vou torcer pelos meus companheiros”, disse.

Questionado sobre uma possível saída do Mónaco e um regresso ao FC Porto, João Moutinho assumiu que gostaria no futuro voltar a vestir a camisola dos “dragões”, mas não desvendou se será já a partir da próxima temporada. “Não é relevante agora falar nisso. Claro que gostaria um dia de voltar ao FC Porto. Foi um clube que me marcou que gosto e que apoio. Vi com tristeza não ganhar a Taça de Portugal, mas o FC Porto vai estar mais forte e de certeza que vai conquistar mais títulos daqui para a frente”, considerou.

Anthony Lopes presente

No primeiro dos treinos realizados pela selecção nesta terça-feira, a presença do guarda-redes Anthony Lopes, do Lyon, foi a principal novidade. O guardião era um dos jogadores que estava programado para participar no primeiro dia de trabalhos, na segunda-feira, mas as dificuldades nas ligações aéreas entre França e Portugal impediram-no de marcar presença no arranque da preparação.

Desta forma, o seleccionador Fernando Santos contou com 15 atletas no primeiro de dois treinos marcados para esta terça-feira, sendo que, nos primeiros 15 minutos abertos à comunicação social, todos os jogadores treinaram sem limitações. Antes do treino, os jogadores foram sujeitos a um controlo antidoping. De acordo com a assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Futebol, os testes aos 15 atletas foram realizados da parte da manhã, por parte da Autoridade Antidopagem de Portugal.

Na quarta-feira está prevista a chegada de Renato Sanches, do Benfica, enquanto Vieirinha (Wolfsburgo), Rafa (Sporting de Braga) e Danilo (FC Porto) apresentam-se até final da semana. Cristiano Ronaldo e Pepe, que vão disputar a final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, Nani e Bruno Alves, que têm a final da Taça da Turquia com o Fenerbahçe, vão integrar mais tarde os trabalhos da selecção.

Sugerir correcção
Comentar