Moutinho acalmou os adeptos do Mónaco

Formação do principado entrou a ganhar na Champions. Médio português marcou o golo no triunfo por 1-0 sobre o Leverkusen.

Foto
Moutinho marcou o golo do triunfo do Mónaco Eric Gaillard/Reuters

Este início de época tem sido tudo menos auspicioso para o Mónaco de Leonardo Jardim. Tudo tem corrido mal, desde perder as maiores estrelas da equipa (James para o Real Madrid, Falcao para o Manchester United), até às sucessivas derrotas na liga francesa que dão, para já, um penúltimo lugar. Jardim já disse que este é um projecto diferente daquele que foi inicialmente pensado pelo dono russo do Mónaco e até os adeptos já pediram de volta o dinheiro investido nos lugares de época.

Mas, nesta terça-feira, eis que alguma coisa começou a correr bem à formação monegasca, que entrou a ganhar nesta edição da Liga dos Campeões, triunfando por 1-0 em casa sobre o Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo C, o mesmo de Benfica e Zenit. E foi uma das poucas estrelas que ficaram no principado a dar ao Mónaco um regresso vitorioso à Champions. Aos 61’, João Moutinho fez o único golo do jogo, após assistência de Berbatov, com a bola a ser ainda desviada por Spahic. Para além de Moutinho, Ricardo Carvalho foi titular, com Bernardo Silva a entrar aos 57’ para o lugar de Lucas Ocampos.

Moutinho não foi o único português a marcar nesta primeira noite da Liga dos Campeões 2014-15. Cristiano Ronaldo marcou um dos golos na goleada do Real Madrid ao Basileia de Paulo Sousa por 5-1, em jogo a contar para o Grupo B. A tranquila vitória “merengue”, que iniciou assim da melhor maneira a defesa do título europeu, começou aos 14, com um remate de Nacho a ser desviado por Suchy para a sua própria baliza. Depois, em seis minutos, o Real arrumou o jogo, com os golos de Bale (30’), Ronaldo (31’) e James (36’). O Basileia ainda reduziu para 4-1 aos 38’ por intermédio do ex-benfiquista Derlis González, mas Benzema repôs a diferença aos 5-1.

Ainda no Grupo B, o Liverpool teve de sofrer para derrotar os búlgaros do Ludgorets Razgrad por 2-1. Mário Balotelli colocou os “reds” em vantagem aos 82’, mas o espanhol Dani Abalo, antigo jogador do Beira-Mar, fez o empate já em tempo de compensação. Pouco depois, um penálti convertido por Gerrard salvou o Liverpool do embaraço de empatar com a equipa búlgara.

No Grupo A, a grande surpresa foi a derrota do campeão espanhol e vice-campeão europeu Atlético de Madrid na Grécia frente ao Olympiacos por 3-2, num jogo que teve dois antigos guarda-redes do Benfica nas duas balizas, Roberto pela equipa do Pireu, Oblak pelos “colchoneros”. No outro jogo do agrupamento, o argentino Carlos Tévez marcou os dois golos no triunfo da Juventus sobre o Malmo por 2-0.

O Borussia de Dortmund é, por seu lado, o primeiro líder do Grupo C, com um triunfo em casa sobre o Arsenal por 2-0, enquanto o Galtasaray-Anderlecht terminou empatado (1-1), com Bruma a ser suplente utilizado na formação turca.

Sugerir correcção
Comentar