A primeira vitória de Jürgen Klopp foi a sexta derrota de José Mourinho

Técnico português sem palavras após sofrer sexto desaire em 11 jornadas da Liga inglesa. Real Madrid e Barcelona seguem a par e mais isolados na liderança da Liga espanhola. Trono da Serie A muda de dono com vitória do Inter sobre a Roma

Fotogaleria
Klopp impôs a Mourinho sexta derrota da temporada no campeonato Reuters
Fotogaleria
O Chelsea soma 11 pontos em 11 jornadas Philip Brown/Reuters
Fotogaleria
A temporada está a revelar-se um pesadelo para o campeão inglês em título Philip Brown/Reuters
Fotogaleria
O treinador português continua a ter o apoio dos adeptos do Chelsea Justin Tallis/AFP
Fotogaleria
Mourinho esteve reunido com a sua equipa técnica no relvado após o jogo John Sibley/Reuters

O pesadelo de José Mourinho continua. O arranque do Chelsea na Premier League 2015-16 é historicamente negativo para uma equipa campeã em título e não há, na carreira do treinador português, registo de algo sequer parecido. O técnico de 52 anos atravessa nos blues um momento muito negativo, tendo sofrido na recepção ao Liverpool a sexta derrota em 11 jornadas no campeonato, o que o coloca no 15.º lugar da classificação. O Chelsea tem uma das piores defesas da Liga inglesa, com 22 golos sofridos, tantos quanto o Newcastle e o Bournemouth e apenas menos um do que o Norwich. Nem na União de Leiria Mourinho tinha começado tão mal.

A primeira vitória de Jürgen Klopp na Premier League ao comando do Liverpool foi também a sexta derrota de José Mourinho no campeonato, esta temporada. O Chelsea voltou a perder e a vida do treinador português está cada vez mais complicada. Na entrevista rápida após o final do encontro, Mourinho – que durante a partida ouviu o seu nome ser cantado nas bancadas por diversas vezes – limitou-se a proferir duas frases: “Não tenho nada a dizer. Os adeptos não são estúpidos”. Mais tarde, Mourinho diria que “há batalhas impossíveis de ganhar”. Declarações feitas depois de ter estado reunido com a sua equipa técnica, no relvado de Stamford Bridge, com o estádio já vazio.

O jogo até começara bem para o Chelsea, que chegou à vantagem logo aos quatro minutos. Ramires correspondeu de cabeça ao cruzamento de Azpilicueta e adiantou a equipa de Mourinho no marcador. Mas a vantagem não durou até ao intervalo, porque já no período de compensação, quando o treinador português se preparava para descer o túnel de acesso aos balneários, Philippe Coutinho restabeleceu a igualdade com um grande pontapé.

A segunda parte começou por ser dividida, mas Coutinho consumou a reviravolta no marcador com o segundo golo, aos 74’. Mourinho precisava de golos para evitar perder pontos e lançou o colombiano Radamel Falcao. Mas o Chelsea mostrava muito desacerto no último terço do terreno e não conseguia ameaçar a baliza de Mignolet. Pelo contrário, o Liverpool ainda chegou ao 1-3 por intermédio de Christian Benteke. O avançado belga aproveitou as facilidades concedidas pela defesa londrina e disparou para estabelecer o resultado final.

A liderança da Premier League continua a ser dividida por Manchester City e Arsenal, que venceram Norwich City e Swansea City, respectivamente. Citizens e gunners somam 25 pontos, mais três do que o surpreendente Leicester City (e mais 14 do que o Chelsea), que ultrapassou o Manchester United. Os red devils não foram além do 0-0 na visita ao Crystal Palace.

Em Espanha, Real Madrid e Barcelona seguem a par e mais isolados na liderança. Os dois rivais aproveitaram a “escorregadela” do Atlético de Madrid e ampliaram a vantagem sobre os colchoneros. Primeiro foram os merengues, que receberam e venceram o Las Palmas por 3-1. Isco inaugurou o marcador e Cristiano Ronaldo marcou o segundo da equipa de Rafa Benítez, mas ainda antes do intervalo Hernán reduziu a desvantagem dos visitantes. Foi o primeiro golo sofrido nesta época pelo Real Madrid, em casa, em jogos do campeonato. Jesé restabeleceria a diferença de dois golos no marcador, que se manteve até ao final.

Não muito longe dali, o Barcelona visitou o Getafe e impôs-se por 0-2. Luis Suárez e Neymar construíram o resultado e os golos tiveram um denominador comum: Sergi Roberto, autor da assistência para ambos.

Nuno Espírito Santo e o Valência respiram um pouco melhor após a vitória (3-0) sobre o Levante. Os golos só surgiram na segunda parte.

O Inter de Milão é, ainda que temporariamente, líder da Liga italiana após receber e vencer a Roma. Os nerazzurri arrebataram o trono precisamente aos romanos, graças a um golo de Gary Medel. O chileno foi decisivo no ataque, mas a equipa de Roberto Mancini também pode agradecer o trabalho feito por Handanovic na baliza. O guardião esloveno vestiu a pele de herói em diversas ocasiões para impedir o golo da igualdade para os giallorossi. Fiorentina e Nápoles podem, no domingo, alcançar o Inter no topo.

A campeã Juventus regressou às vitórias (2-1) na recepção ao rival Torino. No derby de Turim, Pogba adiantou a equipa de Massimiliano Allegri, mas Bovo respondeu no segundo tempo. Foi já aos 90+4’ que Cuadrado permitiu aos adeptos da casa respirarem de alívio.

Na Grécia, Marco Silva soma e segue: o Olympiacos obteve a nona vitória em outras tantas jornadas (0-2 no terreno do Veria) e continua imparável, deixando a concorrência para trás. O técnico português ainda pode lucrar com o duelo de domingo entre Panathinaikos e AEK, segundo e terceiro classificados da Liga grega, respectivamente.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários