Morreu o ex-árbitro de futebol Paulo Paraty

Há oito anos que tinha deixado a arbitragem, depois de ter chegado a internacional.

Foto
Paulo Paraty foi árbitro internacional DR

O ex-árbitro de futebol Paulo Paraty, natural da cidade do Porto, morreu nesta quarta-feira. Tinha 53 anos. Há cerca de dois anos que Paraty lutava contra uma doença oncológica.

O antigo árbitro internacional português apitou mais de 200 jogos da I Liga e deixou a arbitragem há oito anos.

Joaquim Paulo Gomes Paraty da Silva iniciou a sua actividade na arbitragem em 1981-82, sendo promovido à 1.ª categoria 10 épocas depois (1991-92), estreando-se no escalão principal para dirigir o Famalicão-Feirense, que a equipa da casa venceu por 1-0.

Ao todo, foram 17 épocas e 218 jogos arbitrados na I Divisão, aos quais juntou 20 na Taça de Portugal, 40 no escalão secundário, dois na fase de qualificação do Europeu, um na mesma fase de um campeonato do Mundo e outro na Liga dos Campeões.

Como quase todos os árbitros, teve o seu nome associado a muitas polémicas entre sócios e incidências de jogos, mas o que mais ficou na memória do mundo do futebol foi a decisão de validar a Luisão, central do Benfica, o golo marcado ao Sporting, na penúltima jornada do campeonato de 2004-05, aos 83 minutos de uma partida cujo empate a zero parecia querer teimar até final.

Uma decisão muito discutida pelos jogadores do Sporting, que alegaram falta do brasileiro sobre o guarda-redes Ricardo, até porque o golo permitiu aos "encarnados" conquistarem o título nacional, ultrapassando o Sporting nessa ponta final da prova.

No seu curriculum consta ainda a presença na final da Taça de Portugal de 1996-97, em que o Boavista venceu o Benfica, por 3-2.

Já o seu pai, Armando, foi um antigo árbitro da Associação de Futebol do Porto. Engenheiro electrónico de formação, Paulo Paraty foi, tal como o seu pai, nomeado sócio de mérito da Federação Portuguesa de Futebol em Junho de 2015, depois de se ter retirado da actividade em 2008. Passou ainda pela televisão como comentador desportivo e chegou a ensaiar uma candidatura à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), em 2012.

Sugerir correcção
Comentar