Mordida de Suárez transforma-se numa questão de Estado no Uruguai

Se for punido pela FIFA, o avançado pode ser suspenso na selecção e continuar a jogar no Liverpool.

Foto
José Mujica considera Luis Suárez um “excelente jogador” AFP

A mordida de Luis Suárez sobre o italiano Giorgio Chiellini passou a ser uma questão de Estado, quando o Presidente do Uruguai decidiu pronunciar-se publicamente sobre o incidente. José Mujica disse, nesta quarta-feira à noite, que não viu o jogador uruguaio “a dar dentada nenhuma”.

Todavia, podemos perguntar-nos: qual será o castigo imposto a Suárez por aquele gesto que as câmaras apanharam no jogo de terça-feira, onde se vê o jogador a morder o ombro da defesa italiano, nas costas do árbitro?

Sobre essa questão, José Mujica, Presidente de um país de quatro milhões de habitantes onde o futebol domina as preferências populares, interveio de viva voz num debate.

“Eu não o vi morder ninguém, só vi que no campo é uma verdadeira batalha e que eles dão-se pontapés e golpes muito fortes, mas eles aguentam”, disse Mujica, acrescentando que o atacante uruguaio é um “excelente jogador”. Mais cedo, tinha dito que “não havia provas suficientes para o sancionar”.

O jogador pode ser sujeito a uma longa pena (suspensão e multa). A comissão de disciplina independente da FIFA também o pode expulsar do Mundial. Contudo, em caso de castigo, aquele que foi baptizado na internet como “Drácula Suárez” seria suspenso na selecção, mas não no seu clube, o Liverpool.

Os responsáveis pelo futebol uruguaio tinham até às 17h de quarta-feira (hora de Brasília) para apresentar os documentos de defesa de Luis Suárez.

“Um processo disciplinar foi aberto (…), o jogador tem o direito de ser ouvido se assim o quiser”, explicou Delia Fischer, porta-voz da FIFA numa conferência de imprensa no Rio. “Há muitos rumores, mas não podemos antecipar o que vai acontecer, é o trabalho da comissão de disciplina.”

Esta polémica, que pode fazer com que Suárez volte mais cedo para casa, tirou um pouco do protagonismo das qualificações das equipas das selecções de França, Suíça e Nigéria para os oitavos-de-final do Mundial.

A Argentina vai defrontar a Suíça a 1 de Julho, em São Paulo, enquanto a França terá como adversária a Nigéria, jogo que terá lugar em Brasília.

O Uruguai, que venceu a Itália na terça-feira (1-0), disputará o jogo dos oitavos-de-final contra a Colômbia no sábado, no Rio de Janeiro.

Entretanto, o gesto de Suárez continua a ser muito partilhado online e o uruguaio já foi caricaturado como o icónico tubarão do filme de Steven Spielberg. O avançado defendeu-se, dizendo que tinha caído sobre o adversário. Nas imagens, no entanto, vê-se claramente o jogador a morder o defesa italiano.

Sugerir correcção
Comentar