Monfils deixa Federer desconfortável

Ao contrário do suíço, Djokovic e Nadal avançam para os quartos-de-final de Monte Carlo.

Foto
Federer saiu do court desanimado VALERY HACHE/AFP

Ainda não foi desta que Roger Federer somou a 200.ª vitória em courts de terra batida. O vice-campeão do Monte-Carlo Rolex Masters de 2014 deixou escapar vantagens importantes no duelo com Gael Monfils e acabou eliminado em dois sets: 6-4, 7-6 (7/5).

“É mesmo o início de época de terra batida e vou levar algum tempo para me sentir 100% confortável. Não há muitos que estejam perfeitos esta semana mas, de qualquer modo, foi uma boa semana para mim, treinei-me com os melhores e disputei um par de encontros. Tentando ser positivo, pelo menos, deu-me alguma informação”, frisou Federer. O número dois mundial teve um break de vantagem no set inicial e liderou o tie-break por 5/3, antes de ver Monfils (18.º mundial) ganhar quatro pontos consecutivos, o último dos quais, uma direita para fora, o seu 38.º erro não forçado!

“Nunca me senti à vontade e nunca me senti como queria no court. Há muitas coisas que poderia ter feito melhor, poderia ter servido melhor, variado mais e também não bati a minha esquerda em slice suficientemente bem. Nunca me senti confortável em todo o encontro; só tenho que o aceitar e continuar a partir daqui”, admitiu Federer.

O suíço de 33 anos vai agora para casa para trabalhar duramente antes de voltar, dentro de 11 dias à competição, no novel torneio 250 de Istambul, onde é a grande atracção. “Obviamente que é a minha derrota mais prematura desde há um ano, excepto o Open da Austrália, tenho essa consciência. Claro que esperava fazer melhor porque senti que havia uma oportunidade. Infelizmente, Gael jogou melhor, mas seria sempre um encontro duro”, reconheceu.

Também o outro finalista de 2014 e igualmente suíço, Stan Wawrinka (9.º) foi eliminado, mas por parciais mais pesados: 6-1, 6-2, frente a Grigor Dimitrov (11.º), próximo adversário de Monfils.

Novak Djokovic (1.º) derrotou Andreas Haider-Maurer (52.º), por 6-4, 6-0, e vai defrontar Marin Cilic (10.º) que afastou Jo-Wilfred Tsonga (14.º), por 6-3, 7-6 (7/5).

Rafael Nadal (5.º) precisou de quase duas horas e meia para vencer John Isner (19.º), por 7-6 (8/6), 4-6 e 6-3, e vai agora encontrar David Ferrer (7.º). No outro quarto-de-final, Milos Raonic (6.º) joga com Tomas Berdych (8.º).

Sugerir correcção
Comentar