James e Moutinho vendidos ao Mónaco por 70 milhões de euros

Colombiano custa 45 milhões e Moutinho 25. Sporting receberá entre 2,875 e 3,5 milhões pela transferência do médio português.

Foto
Moutinho e James já são jogadores do Mónaco José Manuel Ribeiro/Reuters

É oficial. James Rodríguez e João Moutinho vão ser jogadores do Mónaco a partir da próxima época, a troco de 70 milhões de euros. O FC Porto confirmou o negócio à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, revelando que o passe do avançado colombiano foi cedido por 45 milhões e o do português por 25 milhões.

James Rodríguez protagoniza, assim, uma das mais caras transferências de sempre do futebol português, apenas superada pelas vendas dos passes de Hulk (85%) e Witsel (100%) ao Zenit de São Peterburgo, por 40 milhões de euros líquidos (livres de comissões de empresários e outras despesas), como foi comunicado por ambos os clubes à CMVM.

O FC Porto tinha 90% do passe de James Rodríguez, pelo que receberá 40,5 milhões de euros, embora a este valor tenham de ser deduzidas as habituais comissões a empresários e compensação aos clubes formadores.

No caso de Moutinho, o FC Porto era detentor de 100% do passe, mas o Sporting ficou com direito a 25% da mais-valia acima de 11 milhões de euros, o valor pelo qual o jogador foi transferido de Alvalade para o Dragão em Julho de 2010.

A questão será perceber exactamente qual é o valor da mais-valia acima de 11 milhões. É que se forem descontados os habituais 10% do empresário Jorge Mendes (2,5 milhões neste caso), o Sporting terá direito apenas a 2,875 milhões de euros (25% de 11,5 milhões). Se a comissão do empresário ficar fora destas contas, então o clube de Alvalade receberá 3,5 milhões de euros, sendo certo que não terá direito a qualquer compensação ao abrigo do mecanismo de solidariedade, uma vez que isso ficou estipulado no acordo de transferência com o Sporting.

O Mónaco também já confirmou o negócio (sem referir valores) e revelou que os dois jogadores assinaram contratos por cinco anos.

Chegaram juntos e saem juntos
João Moutinho e James Rodríguez chegaram os dois ao Dragão em 2010. O português foi contratado ao Sporting, num negócio que envolveu a transferência de Nuno André Coelho para Alvalade. Já o colombiano chegou proveniente do Banfield, da Argentina.

Com 26 anos (completa 27 em Setembro), João Moutinho cumprirá no principado do Mónaco a primeira experiência profissional no estrangeiro. Formado no Portimonense e no Sporting, o médio internacional português conta 57 jogos pela equipa nacional e 87 jogos nas competições europeias de clubes.

James Rodríguez fará 22 anos em Julho e o Mónaco será o segundo clube que representa no futebol europeu. O colombiano soma 25 partidas disputadas nas provas organizadas pela UEFA. Porém, tanto ele como Moutinho não irão acrescentar jogos a esses registos na próxima temporada, já que o Mónaco não disputará as competições europeias. O clube do principado obteve nesta época a promoção à Ligue 1 e estará limitado às competições internas francesas.

No período em que representaram o FC Porto venceram três campeonatos nacionais, uma Liga Europa, uma Taça de Portugal e três Supertaças. André Villas-Boas foi o primeiro treinador de João Moutinho e James Rodríguez no Dragão, em 2010-11. Seguiram-se dois anos com Vítor Pereira. Agora, a nova etapa profissional dos dois futebolistas decorrerá sob orientação do italiano Claudio Ranieri.

Sugerir correcção
Comentar