Miguel Veloso marca na derrota do Rio Ave na Ucrânia

Dínamo de Kiev bateu vilacondenses por 2-0, com o internacional português a saltar do banco para apontar o segundo golo.

Foto
Ainda não foi desta que Pedro Martins conseguiu a primeira vitória na Liga Europa SERGEI SUPINSKY/AFP

O Rio Ave terá de adiar para a última jornada da fase de grupos da Liga Europa, a 11 de Dezembro, a esperança de conquistar a primeira vitória em provas da UEFA do seu historial. A equipa de Vila do Conde, estreante nas competições europeias, sofreu esta quinta-feira a quarta derrota no Grupo J, na Ucrânia, frente ao Dínamo de Kiev, por 2-0. O português Miguel Veloso entrou na segunda parte a tempo de apontar o segundo golo da formação da casa.

Ao final de cinco jornadas, o pecúlio do Rio Ave na Liga Europa é pobre, apesar de algumas exibições bem conseguidas na fase de grupos. No total, os vilacondenses somam apenas um ponto. Já com o último lugar do seu grupo garantido e cumprindo apenas o calendário nas temperaturas negativas de Kiev, o treinador Pedro Martins aproveitou para poupar alguns dos habituais titulares - Cássio, Nuno Lopes, Marcelo, Ukra e Diego Lopes começaram no banco, e Tarantini ficou em Portugal -, já a pensar na partida com o FC Porto, no domingo, para o prioritário campeonato nacional.

Apesar das ausências, a equipa portuguesa nem começou mal, conseguindo criar algumas oportunidades de golo, mas os argumentos do Dínamo acabaram por se impor. O guarda-redes Ederson, uma das figuras do encontro, foi fundamental para manter o empate a zero até ao intervalo, com um par de boas defesas, mas seria impotente para travar a entrada determinada dos ucranianos na segunda metade. O primeiro golo surgiu oito minutos após o reatamento, a premiar uma iniciativa individual de Lens. O holandês subiu pela esquerda, ultrapassou Lionn e rematou, com a bola a embater ainda em Vilas Boas e a trair Ederson.

Foto

Em desvantagem, Pedro Martins chamou o avançado Ukra (para o lugar de Boateng) e o médio Diego Lopes (Renan), mas a iniciativa continuou a pertencer aos ucranianos, que continuavam a ameaçar a baliza vila-condense. Já com Miguel Veloso em campo (entrou aos 60’), o Dínamo reforçaria a vantagem, com o internacional português a desviar de cabeça para as redes um cruzamento de Yarmolenko.

O segundo golo pesou particularmente ao Rio Ave, que não soube reagir e arriscou mesmo a goleada, valendo o desacerto dos avançados da casa na hora da finalização e a inspiração de Ederson para evitar males maiores. O resultado final não se iria alterar e valeu o apuramento ao Dínamo de Kiev para os 16-avos-de-final.

Resta agora a última partida do Grupo J para o Rio Ave procurar o primeiro triunfo europeu e os respectivos 200 mil euros de prémio de jogo, quando receber em Vila do Conde os romenos do Steaua de Bucareste. 

Sugerir correcção
Comentar