O português Miguel Oliveira (Mahindra) fez neste sábado o sexto melhor tempo da qualificação para a corrida de Moto3 do Grande Prémio de Itália, quinta prova do Mundial de motociclismo, que se realiza no domingo.
No circuito de Mugello, o piloto de Almada completou a sua melhor volta em 1m58,480s, um registo quase nove décimos de segundo mais lento do que o alemão Jonas Folger (Kalex KTM), que vai largar da pole position à frente dos espanhóis Maverick Viñales e Áxel Rins, ambos em KTM.
Folger, quarto classificado do Mundial, foi cronometrado em 1m57,603s, enquanto Viñales, líder do campeonato, foi 66 centésimos mais lento. Rins gastou quase mais meio segundo do que o germânico.
Miguel Oliveira, décimo classificado do Mundial, com 20 pontos, menos 70 do que Viñales, fez o seu melhor tempo na segunda das oito voltas que completou em Mugello e liderou quase toda a qualificação, mas viu o seu registo batido na parte final da sessão.
“As previsões climatéricas [de chuva] não se confirmaram e foi possível continuar com o trabalho que tinha previsto ontem [sexta-feira] com a equipa. Estou bastante satisfeito pelo resultado, mas na parte final, quando montei pneus novos, os pilotos atrasados foram preponderantes para não conseguir melhorar o tempo”, disse o português, citado pela sua assessoria de imprensa.
O piloto luso pontuou apenas nas duas primeiras provas do Mundial (sétimo no Qatar e nono nas Américas) e ficou fora dos pontos em Espanha (16.º), antes de abandonar em França devido a uma queda logo no arranque, numa prova em que partiu da segunda posição da grelha.
“Amanhã [domingo], o objectivo é aproveitar o facto de partir da segunda linha para poder estar junto do grupo da frente, onde acredito que seja a minha posição”, completou Miguel Oliveira.
Estreia para Pedrosa
Na categoria principal, Dani Pedrosa (Honda) obteve a primeira pole position da temporada ao impor-se ao compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha) por 0,069s. O italiano Andrea Dovizioso foi o terceiro mais rápido na qualificação, enquanto o jovem Marc Márquez (Honda), que sofreu uma queda aparatosa durante os treinos para o GP de Itália, conseguiu o sexto melhor registo da sessão.
Já em Moto2 é o britânico Scott Redding que sairá do primeiro lugar da grelha de partida.
O Grande Prémio de Itália de Moto3 disputa-se no domingo, às 10h (SP-TV1), e será composto por 20 voltas ao traçado de Mugello, cujo perímetro é de 5,245 quilómetros. Segue-se a corrida de Moto2 às 11h20, enquanto a prova de MotoGP se realiza às 13h.

Comentar