Messi ultrapassou Zarra e é o melhor marcador de sempre da Liga espanhola

Argentino marcou hat-trick ao Sevilha, ultrapassou o lendário Telmo Zarra e chegou aos 253 golos

Foto
Os colegas atiram Messi ao ar depois de o argentino ter marcado o seu segundo golo Gustau Nacarino/Reuters

Lionel Messi bateu, aos 27 anos, um dos recordes mais históricos do futebol espanhol. O argentino do Barcelona tornou-se o melhor marcador de sempre do campeonato espanhol, aumentando esse registo para os 253 golos.

O avançado precisava de um para igualar os 251 do lendário Telmo Zarra, figura do Athletic Bilbau nas décadas de 40 e 50 do século passado, e de dois para os ultrapassar. Na goleada em casa sobre o Sevilha (5-1), que teve o guarda-redes português Beto na baliza, Messi fez um hat-trick, mais do que suficiente para ficar com o recorde.

A vitória que manteve o Barça no 2.º lugar, a dois pontos do líder Real Madrid, começou precisamente a ser construída pelo sul-americano. Aos 21’, de livre directo, marcou o golo que igualou Zarra. O Sevilha, graças a um autogolo de Jordi Alba, empatou aos 46’, mas o conjunto catalão rapidamente voltou ao controlo do marcador com um golo de Neymar.

Rakitic marcou (e não festejou) à sua antiga equipa (64’) antes de Messi subir, sozinho, para o topo dos melhores goleadores de sempre da prova, com um golo aos 72’, a passe de Neymar. Cinco minutos depois, facturou novamente.

Messi está a cumprir a 11.ª época no Barcelona, depois de se ter estreado oficialmente em 2004.

O Real Madrid e o campeão Atlético de Madrid também venceram, com Cristiano Ronaldo e Tiago a contribuírem com golos e assistências. O Real garantiu mais uma ronda na liderança com a goleada na visita ao Eibar (0-4). Ronaldo fez a assistência para James inaugurar o marcador aos 23’ e fez depois o segundo (43’) e o quarto golo (83’) da sua equipa, este último de penálti. O capitão da selecção nacional lidera a lista dos marcadores da prova, com 20 golos.

O Real chegou assim aos 30 pontos, mais quatro do que o campeão, que ganhou em casa ao Málaga, por 3-1. Tiago também esteve em destaque. Desfez o 0-0 aos 12’, com um golo de cabeça num canto, e fez a assistência para o golo de Diego Godín, aos 83’, que fechou o resultado e fez descansar os adeptos “colchoneros”.

Em Inglaterra, o Chelsea ganhou ao WBA, por 2-0, em Stamford Bridge, com golos de Diego Costa e Hazard, e mantém a sua campanha praticamente irrepreensível na Premier League, numa jornada em que o Manchester United foi vencer ao terreno do Arsenal (0-2). A equipa de José Mourinho continua com oito pontos de vantagem sobre o Manchester City, provavelmente o seu rival mais perigoso, que também derrotou no seu terreno o Swansea, por 2-1, e está no 3.º lugar. O Southampton, 2.º com sete pontos de atraso, só joga amanhã com o Aston Villa.

Na Alemanha, o Bayern Munique goleou em casa o Hoffenheim (4-0) e ficou mais confortável na liderança, agora segura por sete pontos, graças às derrotas dos três perseguidores mais próximos (Wolfsburgo, Borussia Mönchengladbach e Hanôver 96).

Sugerir correcção
Ler 4 comentários