Messi foi o primeiro a chegar ao recorde

Argentino marcou três no triunfo do Barcelona por 4-0 sobre o APOEL Nicósia. Chelsea goleou o Schalke 04 em Gelsenkirchen.

Foto
Messi 74 golos na Champions, Ronaldo 71 SAKIS SAVVIDES/AFP

Era uma questão de tempo até Raúl González, mítico avançado do Real Madrid, deixar de ser o recordista de golos da Liga dos Campeões. O antigo número 7 “merengue” deixou a marca em 71 golos durante a época 2011-12, ao serviço do Schalke 04, mas os recordes foram feitos para serem batidos e, a qualquer momento podia ser ultrapassado por um de dois homens, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo. Foi o argentino do Barcelona a chegar primeiro ao recorde, marcando três golos no triunfo catalão em Nicósia sobre o APOEL, por 4-0, e deixando a nova marca nos 74.

Palavra agora a Cristiano Ronaldo, que está nos 71 e irá ter pela frente o Basileia nesta quarta-feira para fazer crescer os seus números na Champions. O recorde era mesmo o grande motivo de interesse neste jogo de um grupo que já tinha definido os seus dois apurados. Para além dos catalães, o PSG também já havia garantido o seu lugar nos “oitavos” e manteve a liderança do Grupo E, triunfando em casa sobre o Ajax por 3-1. O primeiro lugar do agrupamento vai assim ser discutido por franceses e catalães na última jornada, em Camp Nou, enquanto cipriotas e holandeses irão discutir em Amesterdão quem segue para a Liga Europa.

No Grupo G, onde está o Sporting, o Chelsea não deixou nada por fazer para a última jornada, triunfando de forma clara sobre o Schalke 04, em Gelsenkirchen, por 5-0 e garantindo o apuramento para os “oitavos” e o primeiro lugar do agrupamento. A formação de José Mourinho começou cedo a goleada, com John Terry a marcar logo aos 2’. Ainda na primeira parte os londrinos conseguiram mais dois golos, com Willian a fazer o 2-0 aos 29’ e um autogolo de Kirchhoff a dar o 3-0. Na segunda parte, “apenas” mais dois golos, de Drogba aos 76’ e de Ramires aos 78’.

No Grupo E, aconteceu um jogo de loucos, com reviravoltas e um vencedor relativamente surpreendente. No Etihad, o Manchester City conseguiu derrotar o Bayern Munique por 3-2, depois de ter estado a perder até aos 85’. Aguero abriu a contagem para os “citizens” de penálti, mas os bávaros, a jogar com menos um (expulsão de Benatia no lance do penálti), conseguiram dar a volta com golos de Xabi Alonso (40’) e Lewandowski (45’). Na segunda parte, Aguero conseguiu trazer os campeões ingleses de volta à luta pelo apuramento com dois golos (85’ e 90’). Neste agrupamento, apenas o Bayern tem a sua posição definida, apurado em primeiro, enquanto as restantes equipas ainda podem chegar ao segundo posto, até porque, no outro jogo, CSKA e Roma empataram (1-1), deixando-as todas empatadas com cinco pontos.

No Grupo H, o do FC Porto, já estão decididas as duas equipas que seguem em frente na Champions. Para além dos portistas, o Shakhtar Donetsk também vai estar nos “oitavos”, apesar de ter perdido com o Athletic Bilbau. Com este triunfo, os bascos estão bem posicionados para chegarem à Liga Europa, necessitando apenas de um empate caseiro na última jornada frente ao BATE Borisov.

Sugerir correcção
Comentar