Messi anuncia fim da carreira na selecção após nova derrota da Argentina

Chile venceu outra vez a Copa América nos penáltis. "A selecção acabou para mim", disse Messi, depois de ter falhado uma grande penalidade.

Foto
Messi após falhar um dos penáltis decisivos na Copa América Adam Hunger-USA TODAY Sports

Ainda ninguém percebeu se é uma decisão a quente que um dia será revertida, mas Lionel Messi deixou o mundo do futebol boquiaberto. Não com um golo espectacular ou algo dentro do relvado, mas sim com o anúncio de que não mais voltará a jogar pela selecção argentina. A renúncia do avançado do Barcelona foi feita depois de a equipa “albiceleste” ter perdido outra vez a final da Copa América frente ao Chile nos penáltis.

“A selecção acabou para mim. É a quarta final que perco, a terceira seguida”, disse Messi, citado pela AFP, depois de ter contribuído para a derrota argentina, ao falhar um dos penáltis. Depois de 120 minutos sem golos, o Chile voltou a garantir o troféu no desempate por grandes penalidades (4-2), repetindo o que fizera no ano passado.

“Fiz tudo o que podia, mas isto não é para mim. Perdemos a final, faz-me muito mal perder, ainda por cima nos penáltis. A minha decisão está tomada”, acrescentou o jogador de 29 anos, confessando estar a viver um momento difícil porque queria conquistar um título de campeão com a Argentina: “Vou sem o conseguir.”

Sombra de Maradona

“Acredito que é para o bem de todos. Por mim e pelos outros”, disse ainda o jogador sobre a renúncia à selecção. “Há muita gente que deseja isso”, acrescentou Messi, talvez numa referência a Maradona, que antes da final tinha deixado um recado: “Se perdermos, que não regressem.”

Dono de um palmarés invejável ao serviço do Barcelona, clube pelo qual conquistou oito campeonatos espanhóis e quatro Ligas dos Campeões, Messi tem sido incapaz de replicar esse sucesso na selecção argentina, pela qual conquistou apenas o Mundial de sub-20 em 2005 e o torneio olímpico em 2008. Títulos, apesar de tudo, “menores” para quem viveu sempre com a sombra de Maradona, que levou a Argentina ao título mundial em 1986.

A selecção “albiceleste”, aliás, parece viver uma maldição das finais. Desde 1993 que não conquista a Copa América (nem outro título), tendo desde então perdido quatro finais (2004, 2007, 2015 e 2016) nesta competição, a que se juntam ainda a derrota na final do Mundial 2014 e na Taça das Confederações de 2005.

Na final desta madrugada, Messi foi muito marcado pelos chilenos num jogo em que as melhores oportunidades foram da sua equipa, nomeadamente Higuaín a atirar ao lado quando estava isolado (21’) e Aguero a obrigar Claudio Bravo a uma grande defesa (100’).  

No desempate pelos penáltis, Arturo Vidal foi o primeiro a tentar e permitiu a defesa a Romero. Tudo parecia finalmente correr bem à Argentina, mas Messi atirou a bola por cima da baliza de Claudio Bravo, seu companheiro no Barcelona. Tal como há um ano (em que Messi tinha sido o único argentino a acertar na baliza), o Chile voltou a ser mais eficaz nas grandes penalidades (desta vez venceu 4-2, há um ano tinha sido 4-1).

Messi até se apresentou em boa forma na Copa América, marcando cinco golos, o que lhe permitiu ultrapassar Gabriel Batistuta como o melhor marcador de sempre da selecção argentina (55 golos). Mas ao 112.º jogo diz que é hora de acabar. Alguns dos seus companheiros de equipa rapidamente disseram que foi uma decisão tomada a quente. “Acho que o Leo falou no calor do momento, porque tinha perdido uma grande oportunidade”, disse o guarda-redes Romero. “Um penálti não muda tudo”, acrescentou Aguero sobre esta decisão surpreendente a dois anos do Mundial de 2018. “Já está, Leo? Não mudarás de opinião? Oxalá seja uma coisa do momento. Os companheiros confiam que mudará de ideias. O mundo do futebol também. Pulga, a selecção precisa de ti”, escreveu o diário desportivo Olé.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários