Messi acusado de fraude fiscal

O avançado argentino do Barcelona terá defraudado as finanças públicas em quatro milhões de euros, com a ajuda do seu pai.

Foto
Messi terá defraudado as finanças públicas em quatro milhões de euros FABRICE COFFRINI/AFP

Lionel Messi e o seu pai, Jorge Horácio Messi, estão a ser investigados pelas autoridades de Barcelona por três delitos de fraude fiscal nos anos de 2007, 2008 e 2009.

Segundo avança a imprensa espanhola desta quarta-feira, a “estrela” argentina do Barcelona terá cometido a fraude ao simular a cedência dos direitos da sua imagem a sociedades localizadas em paraísos fiscais, como o Uruguai ou Belize, evitando assim o pagamento de impostos em Espanha sobre estes rendimentos.

As autoridades estimam que Messi tenha defraudado a Fazenda Pública em cerca de quatro milhões de euros e, segundo a acusação, terá sido o pai de Messi que idealizou este esquema de fuga aos impostos.

Segundo refere o jornal El Mundo, a lei prevê nestes casos uma pena de dois a seis anos de prisão e uma multa que pode ser de duas ou seis vezes o montante em causa.

Em comunicado, Lionel Messi já negou qualquer infracção à lei: “Tive conhecimento, através dos meios de comunicação social, da queixa apresentada pelas finanças espanholas. É algo que me causa surpresa, porque nunca cometi qualquer infracção. Sempre cumpri as minhas obrigações tributárias seguindo os conselhos dos meus assessores fiscais, que se encarregarão de esclarecer esta situação”.
 
 

Sugerir correcção
Comentar