Memorial Tal sem claros favoritos

Magnus Carlsen é o grande ausente de uma prova que reúne dez xadrezistas de topo.

Foto
Kramnik é o nome mais sonante no Memorial Tal DR

A 10.ª edição do torneio que homenageia a memória de Michael Tal, o oitavo campeão mundial e considerado o génio táctico do xadrez, tem nesta segunda-feira o seu início no museu impressionista de Moscovo, reunindo um fortíssimo lote de dez participantes - o menos cotado ocupa a 27.ª posição do ranking mundial - em que dificilmente se pode definir algum favorito.

Na ausência do grande dominador da modalidade nos últimos anos, o norueguês Magnus Carlsen, já a preparar a defesa do seu título mundial no duelo de Novembro próximo frente ao pretendente Sergei Karjakin, o equilíbrio entre os participantes é bastante evidente, mas mesmo assim a boa forma demonstrada por Vladimir Kramnik na recentemente finalizada Olimpíada, onde pela selecção russa, alcançou a medalha de ouro no segundo tabuleiro - que lhe valeu voltar a ocupar a segunda posição da hierarquia -, poderá indicar que o ex-campeão mundial, aos 41 anos, poderá estar de volta ao seu melhor.

Outro veterano e ex-campeão, o indiano Viswanathan Anand, actual número 8 do mundo, será sempre um potencial vencedor mas a sua actual forma é uma incógnita dada a sua ausência do tabuleiro nos últimos tempos, situação idêntica à dos outros dois "quarentões" presentes, o israelita Boris Gelfand e o russo Peter Svidler, que ocupam a 18.ª e 19.ª posições da lista mundial.

Entre os mais jovens o arménio Levon Aronian, número cinco, é o jogador de maior destaque, mas não se pode esquecer Shaktiar Mamediarov, do Azerbaijão, actual número 10, que tem vindo a subir de forma. Pelo contrário, o mais jovem dos presentes, o holandês Anish Giri, de 21 anos quererá pôr fim à série de maus resultados que o atiraram para a 14.ª posição, depois de há menos de meio ano ter chegado a ser o número quatro do mundo. Completam o elenco os russos, Ian Nepomniachtchi, 16.º, Eugene Tomashevsky, 27.º, e o chinês Lichao, 17.º.

 Como aperitivo realizou-se neste domingo um torneio de rápidas que Mamediarov, convincentemente, venceu e que serviu para que os primeiros cinco classificados pudessem escolher o número que terão na prova principal, o que lhes concederá a possibilidade de jogarem mais uma vez de brancas ao longo das nove jornadas.

Sugerir correcção
Comentar