Membro da FIFA acredita que Qatar vai perder organização do Mundial de 2022

Alemão Theo Zwanziger falou em nome pessoal para alertar para os riscos do calor no país.

Foto
Theo Zwanziger ao lado do presidente da FIFA, Sepp Blatter, em 2010 REUTERS/Wolfgang Rattay

O alemão Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA, acredita que o Qatar acabará por perder a organização do Mundial de futebol de 2022, segundo expressou o dirigente em entrevista ao Sport Bild Plus.

"Penso que no final o Mundial2022 não será no Qatar", considerou o antigo presidente da federação alemã de futebol (DBF), baseando-se nos riscos para jogadores e adeptos do intenso calor no país.

O dirigente justificou ainda que os próprios médicos disseram que não podiam garantir segurança num Mundial que se dispute debaixo dessas condições e que não interessa as técnicas usadas para refrescar os estádios.

"O Mundial não diz respeito apenas aos estádios. Existem os adeptos que chegam dos quatro cantos do mundo e que serão sujeitos a esse calor", sustentou.

Theo Zwanziger, que falou em nome pessoal, advertiu que um primeiro incidente, numa situação que coloque alguém em risco de vida, obrigará a um inquérito, e isso é uma situação com a qual o Comité Executivo não gostaria de se confrontar.

A possibilidade de um Mundial organizado no inverno no Qatar está ainda longe de colher a unanimidade, devido ao constrangimento que tal provocaria nos calendários dos campeonatos na Europa.

O Qatar tem sido igualmente alvo de muitas críticas por parte de organizações de defesa de direitos humanos, que têm denunciado abusos e más condições de trabalho dos estrangeiros empregados para a construção dos estádios no emirado.

Além disso, o país também enfrenta suspeitas de corrupção no processo de atribuição do Mundial, com o jornal Sunday Times a assegurar em Junho estar na posse de correspondência e outros documentos que atestam pagamentos feitos por Bin Hammam, dirigente do Qatar e ex-representante na FIFA.

A comissão de ética da FIFA deverá anunciar no início de 2015 os resultados de um inquérito à atribuição dos Mundiais 2018 à Rússia e 2022 ao Qatar.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários