Mardy Fish já começou a despedir-se

Norte-americano foi eliminado do Atlanta Open. João Sousa perdeu em pares em Gstaad.

Foto
Kevin C. Cox/Reuters

No segundo encontro que disputou neste ano e desde Agosto de 2013, Mardy Fish foi eliminado do Atlanta Open. Mas para o norte-americano de 33 anos, número sete do ranking em 2011, cujos problemas cardíacos e consequentes ataques de pânico o afastaram do ténis profissional, o duplo 6-4 com que o israelita Dudi Sela lhe ganhou, soube a vitória.

“Obviamente que não joguei bem, mas há muito mais para derrubar do que um simples encontro. Este desporto, o meu trabalho, foi-me tirado de forma abrupta. Demorei muito tempo a voltar a ter uma vida e a estabelecer objectivos diferentes daqueles que tinha há um par de anos”, disse Fish.

Em Maio de 2012, o tenista do Minnesota foi diagnosticado com um problema no coração. Depois de uma intervenção cirúrgica, Fish voltou a competir, mas o medo de uma recaída provocou-lhe momentos de grande ansiedade, chegando ao ponto de, nas alturas mais críticas, nem conseguir sair de casa.

Ultrapassado o problema, Fish quer agora servir de inspiração para outros. “Quando passei por aquilo, não tinha muita gente com uma história de sucesso no desporto para quem eu pudesse olhar. Por isso, senti que é importante chamar a atenção para os problemas mentais, de ansiedade e depressão”, explicou Fish.

Em Atlanta, onde, em 2010 e 2011, conquistou os últimos dos seis títulos da carreira, ainda irá jogar em pares ao lado do já reformado Andy Roddick, que aceitou o convite do amigo para um esporádico regresso ao circuito profissional. Segue-se o Masters 1000 de Cincinnati (foi duas vezes finalista), antes da despedida final no Open dos EUA (quarto-finalista, em 2008). “Vai ser bom fazer uma última série de torneios como fez o Pete [Sampras]. Ele jogou de forma solta depois de anunciar a sua retirada e é disso que estou à espera”, explicou Fish.

Na quinta-feira, ao início da tarde, João Sousa (43.º) defronta o uzbeque Denis Istomin (70.º) na discussão por um lugar nos quartos-de-final do Swiss Open Gstaad. Nesta quarta-feira, Sousa e o sérvio Dusan Lajovic perderam na ronda inaugural da prova de pares, frente aos argentinos Horacio Zeballos e Guillermo Duran, por 7-6 (7/3), 7-6 (7/5).

Sugerir correcção
Comentar