Marcos Freitas conquista Taça da Europa

O atleta português garantiu a qualificação para a Taça do Mundo com o bom resultado obtido em Lausana.

Foto
Grigory Dukor/Reuters

Marcos Freitas conquistou a Taça da Europa em ténis de mesa com uma vitória categórica sobre o dinamarquês Michael Maze. Freitas exibiu-se em alto nível, não tendo perdido nenhum dos cinco jogos disputados ao longo da competição que reuniu em Lausana, na Suíça, os 12 melhores jogadores da Europa. A vitória na Taça da Europa garantiu a Marcos Freitas a qualificação para a Taça do Mundo, que se vai disputar em Outubro em Dusseldorf, na Alemanha.

O mesa-tenista português, número 15 do ranking mundial e quarto da Europa, derrotou na final o dinamarquês Maze (28.º no ranking mundial e oitavo a nível europeu) por 4-0, com os parciais de 11-7, 11-6, 11-8 e 11-7. “É o meu primeiro título numa prova importante, estiveram aqui os 12 melhores jogadores da Europa a competir durante três dias. Esta vitória significa que estou a evoluir, o meu jogo está a evoluir, e posso ambicionar novas conquistas no futuro”, afirmou Marcos Freitas, em declarações reproduzidas pela assessoria de comunicação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

“Antes do início da Taça da Europa não esperava vencer. O meu objectivo era passar a fase de grupos e chegar aos quartos-de-final. Mas os jogos correram muito bem desde o início e obviamente que ontem [sábado] quando ganhei a meia-final senti que hoje [ontem] podia vencer”, acrescentou o mesa-tenista olímpico português.

Conquistada a Taça da Europa, no horizonte de Marcos Freitas surgem outros desafios: “[Quero] jogar bem no Open do Kuweit e do Qatar para melhorar a minha posição no ranking mundial. E dentro de duas semanas vou disputar a meia-final da Liga dos Campeões com o meu clube (AS Pontoise-Cergy – França), uma competição também muito importante”, apontou o madeirense.

Também a competir em Lausana, Tiago Apolónia terminou a Taça da Europa na oitava posição, ao perder com o grego Gionis Panagiotis por 3-4 (4-11, 11-8, 9-11, 6-11, 11-8, 11-3 e 11-13).

Sugerir correcção
Comentar