Festejos do 20.º título do United começaram ao fim de 81 segundos

"Hat-trick" de Van Persie rende triunfo, por 3-0, frente ao Aston Villa e confirma mais um temporada brilhante da equipa treinada por Alex Ferguson.

Foto
Van Persie apontou o terceiro golo aos 33' e depois o United geriu a vantagem até ao apito final Phil Noble/Reuters

No domingo, ao derrotar o City, o Tottenham de Villas-Boas estendeu a passadeira vermelha ao United, e a equipa de Alex Ferguson não se fez rogada. A precisar apenas de uma vitória, em Old Trafford, frente ao Aston Villa, para festejar a conquista da Premier League, os “red devils” ligaram o turbo e despacharam o clube de Birmingham em meia hora, com um hat-trick de Robin van Persie.

O holandês, que marcou o primeiro golo aos 81 segundos, festejou o primeiro título em Inglaterra. Para Ferguson as contas são bem diferentes: em 27 épocas como treinador do Manchester United, o escocês ganhou 13 campeonatos.

Quando, a 6 de Novembro de 1986, Alex Ferguson chegou a Manchester, o United tinha sete títulos da Premier League e seguia a longa distância do Liverpool, que já tinha conquistado 16. Menos de 27 anos depois, o cenário inverteu-se por completo. Sob o comando do carismático treinador escocês, os “red devils” venceram, em média, um campeonato de dois em dois anos, e já ultrapassaram o Liverpool (20 contra 18).

Com cinco jogos por disputar e 13 pontos de vantagem sobre o City, que na época passada roubou no último segundo do campeonato o título a Ferguson, apenas uma hecatombe tiraria ao United o 20.º troféu de campeão, mas os vencedores da Premier League 2012-13 já têm novo objectivo até final da época: bater um recorde de José Mourinho. Em 2004-05, na primeira época como treinador do Chelsea, o português ganhou o campeonato com 95 pontos. A marca alcançada pelo actual treinador do Real Madrid continua por bater, mas Alex Ferguson já admitiu que tem esse recorde no ponto de mira. Para isso, no entanto, o United terá que ganhar as quatro partidas que ainda vai disputar até ao fim da prova. A missão, porém, não será fácil: os próximos adversários são o Arsenal e o Chelsea.

Com Nani (não jogou), Rio Ferdinand, Chicharito e Welbeck no banco, Ferguson atacou o Aston Villa com Wayne Rooney, Ryan Giggs, Valencia, Kagawa e Robin van Persie. Rooney, que fez o jogo 400 com a camisola do Manchester United e jogou recuado no terreno, esteve em evidência, mas a grande figura da partida foi Van Persie. O holandês, que no início da temporada trocou o Arsenal pelo United para “ganhar títulos”, esteve imparável na primeira meia hora de jogo e arrumou com o aflito Aston Villa num abrir e fechar de olhos.

Com apenas 81 segundos, ainda poucos jogadores tinham tocado na bola, os festejos do título começaram: Rooney colocou a bola na pequena área e Van Persie, com classe, deixou um defesa para trás e fez o primeiro. Decidida a resolver rapidamente o assunto, a equipa de Manchester não baixou o ritmo e, aos 13’, Van Persie marcou um dos melhores golos da época. Após uma fabulosa assistência de Rooney, da zona da linha do meio-campo, o holandês rematou de primeira de fora da área com o pé esquerdo e fez o 2-0.

O título estava definitivamente entregue ao United, mas Van Persie ainda ia brilhar mais. Aos 33’, foi a vez de Giggs (também conquistou o 13.º título) assistir o holandês, que completou o hat-trick e fez o xeque-mate ao Villa e ao City. ?Depois, foi tempo de festejar. 

 
 

Sugerir correcção
Comentar