Manchester City cria clube de futebol em Nova Iorque

Equipa inglesa estabelece parceria com o clube de basebol New York Yankees para fundar novo membro da MSL norte-americana.

Foto
Manchester City, New York Yankees e MSL anunciaram o acordo para a fundação de um novo clube nova-iorquino MSL

O Manchester City, emergente potência do futebol inglês, juntou-se ao New York Yankees, popular instituição de basebol dos EUA, para fundar um novo clube de futebol nos EUA. Trata-se do New York City Football Club (NYCFC), que deverá começar a competir em 2015 e promete tornar mais competitiva a MSL (Major League Soccer, a Liga norte-americana de futebol profissional), cativando milhões de potenciais fãs americanos.

“Este é um grande dia para o futebol na América. Temos trabalhado há algum tempo para concluir o acordo para trazer para Nova Iorque a 20.ª equipa da MSL, que terá como proprietárias duas das maiores, mais prestigiadas e, claramente, mais respeitadas organizações desportivas mundiais”, congratulou-se nesta terça-feira Don Garber, comissário da MSL, admitindo que este projecto poderá projectar este desporto a um novo patamar competitivo no país. Acima de tudo, o clube irá fomentar uma nova febre competitiva na área urbana de Nova Iorque, onde habitam mais de 19 milhões de pessoas e que conta actualmente com apenas um clube no campeonato profissional, o New York Red Bulls.

“Nova Iorque é uma cidade lendária ao nível desportivo, assim como uma próspera metrópole global, com uma base de fãs de futebol em rápida expansão”, salientou ontem Ferran Soriano, director executivo do Manchester City, que será o accionista maioritário do novo emblema, com três quartos das suas acções, cabendo aos Yankees 25%. O acordo com a equipa de basebol nova-iorquina prevê um investimento na ordem dos 77,5 milhões de euros (cem milhões de dólares) à cabeça, que é a verba que servirá de garantia para reservar um lugar na MSL.

“Encontrámos nos Yankees o parceiro ideal para o desenvolvimento de uma organização desportiva de classe mundial e uma equipa vencedora. (...) Este é o melhor de dois mundos: acreditamos que sabemos como gerir um clube de futebol e os Yankees são uma organização desportiva mundial de topo e verdadeiros nova-iorquinos”, justificou Soriano.

Adquirido em 2008 pelo xeque Mansour bin Zayed, da família real de Abu Dhabi, o Manchester City conquistou na temporada de 2011-12 o título inglês de futebol, após um longo jejum de 44 anos. Este ano a equipa classificou-se na segunda posição da Premier League, atrás do rival Manchester United, que também já teve uma parceria comercial com os Yankees.

A região de Nova Iorque tem actualmente apenas uma equipa na MSL, o New York Red Bulls, que joga em Harrison, New Jersey, e que pertence à empresa de bebidas energéticas austríaca Red Bull. Em breve deverá juntar-se igualmente à Liga profissional o “refundado” New York Cosmos, uma equipa nascida em 1970 em que alinharam grandes figuras do futebol mundial como Pelé, Beckenbauer e Johan Cruyff.
 

Sugerir correcção
Comentar