Mais de um terço da selecção nas mãos de Jorge Mendes

Empresário representa directamente oito futebolistas e o seleccionador Paulo Bento.

Foto
Sergio Perez/Reuters

O empresário mais influente do futebol mundial não podia deixar de estar muito bem representado na convocatória da selecção portuguesa para o Mundial 2014. Jorge Mendes é o representante de mais de um terço dos futebolistas escolhidos por Paulo Bento – cuja carreira é, também, gerida pelo super-agente.

Uma consulta ao site oficial da Gestifute, a empresa de Jorge Mendes, permite reunir um conjunto de oito nomes que fazem parte da carteira do empresário: Bruno Alves, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão, João Moutinho, Miguel Veloso, Pepe, Rui Patrício e William Carvalho. A estes junta-se Paulo Bento, cujos interesses profissionais também são representados por Mendes.

Mas não só: apesar de não serem referidos na página da Gestifute na Internet por, alegadamente, não terem vínculo à empresa, jogadores como Hélder Postiga e Hugo Almeida também fazem parte do universo Mendes, que intermediou as mais recentes transferências dos dois avançados. Rúben Amorim também não surge na lista da Gestifute, mas até há pouco tempo era representado por Jorge Mendes.

Raul Meireles e Nani são dois futebolistas que já fizeram parte do cardápio da Gestifute mas actualmente estão ligados a outros agentes. A carreira do médio do Fenerbahçe é gerida por José Caldeira (Unifoot), enquanto a situação do extremo (ainda) do Manchester United é menos clara: surgiram no início do ano notícias a dar conta da saída de Nani do cardápio de Jorge Mendes, mas não se percebe quem é o seu representante actual. A imprensa refere um empresário italiano, mencionando os nomes de Andrea Pastorello e Federico Pastorello. Os dois estão na lista de agentes FIFA, mas apesar de partilharem o apelido são de empresas diferentes.

Os restantes futebolistas na convocatória de Portugal para o Campeonato do Mundo pertencem cada um a um empresário diferente. Na baliza, Rui Patrício terá a concorrência de Beto (António Teixeira/PromoSport) e Eduardo (Gaspar Freire/Footinvest). André Almeida é representado por Ulisses Santos (US11) e Luís Neto por Bruno Carvalho (Team of Future). João Pereira e Ricardo Costa estão ligados a empresários alemães. Uma situação semelhante à de Vieirinha, que entregou a gestão da sua carreira à ROGON, do ex-guarda-redes alemão Wolfgang Fahrian, que defendeu a baliza da RFA no Mundial 1962.

Rafa, a surpresa da convocatória de Paulo Bento, é cliente da Onsoccer International, que tem como mentor António Araújo. O avançado Éder, companheiro de Rafa no Sporting de Braga, está ligado a Leonel Silva Batista (SBSFOOT) e Silvestre Varela é representado por Paulo Barbosa.

Sugerir correcção
Comentar