Mais de metade das equipas da I Liga tem novo treinador

A temporada de 2015-16 vai arrancar com muitas caras novas à frente das equipas do principal campeonato português.

Foto
Jorge Jesus é um dos treinadores que muda de clube Nuno Ferreira Santos

Apenas oito das 18 equipas que vão disputar a I Liga portuguesa de futebol mantiveram os treinadores da época que findou, num lote que terá dois estrangeiros e o mesmo número de estreias no escalão principal.

FC Porto, Nacional, Marítimo, Rio Ave, Moreirense, Estoril, Boavista e Académica resistiram ao defeso e mantêm a aposta em Julen Lopetegui, Manuel Machado, Ivo Vieira, Pedro Martins, Miguel Leal, Fabiano Soares, Petit e José Viterbo, respectivamente.

Os "dragões" são, de resto, a excepção entre os seis emblemas lusos que vão disputar as competições europeias desta época, já que Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Belenenses mudaram os respectivos "timoneiros".

A Segunda Circular, em Lisboa, foi o epicentro de um "terramoto" que agitou o futebol luso, com Jorge Jesus a colocar termo a seis anos de ligação ao bicampeão Benfica e a rumar ao rival Sporting, clube no qual irá substituir Marco Silva, que foi despedido após liderar os 'leões' à conquista da última Taça de Portugal.

Com a saída de Jesus, as "águias" resgataram Rui Vitória ao Vitória de Guimarães, abrindo espaço à promoção de Armando Evangelista como técnico principal dos vimarenenses, ele que será um dos estreantes na I Liga, depois de dois anos e meio à frente da equipa B minhota.

Ainda no Minho, o Sporting de Braga também foi obrigado a mudar de técnico, mas por razões distintas do rival: Sérgio Conceição incompatibilizou-se com o presidente António Salvador e acabou por ser despedido, levando os "arsenalistas" a apostarem em Paulo Fonseca, que concluiu mais uma época tranquila pelo Paços de Ferreira, depois da desilusão no FC Porto.

Por seu lado, os pacenses contrataram Jorge Simão, técnico que terminou contrato com o Belenenses depois de "carimbar" o regresso dos "azuis" às competições europeias. No Restelo, a previsível opção por Ricardo Sá Pinto confirmou-se mesmo e o antigo treinador do Sporting regressou a Portugal para liderar o projecto europeu do emblema de Belém.

Já Lito Vidigal, precisamente um ex-treinador do Belenenses, terá pela frente novo desafio, desta vez ao serviço do Arouca, que viu partir Pedro Emanuel para o Chipre, enquanto o Vitória de Setúbal substituiu Bruno Ribeiro por Quim Machado, responsável pela subida do Tondela à I Liga.

Desta forma, os tondelenses optaram pelo regresso de Vítor Paneira, também ele um estreante nas lides da I Liga, sendo que o outro recém-promovido, União da Madeira, seguiu o mesmo caminho e contratou Luís Norton de Matos, para ocupar a vaga deixada em aberto por Vítor Oliveira.

Por outro lado, os 18 clubes que vão disputar a próxima edição da I Liga mantêm a aposta no produto nacional e somente o espanhol Julen Lopetegui (FC Porto) e o brasileiro Fabiano Soares (Estoril-Praia) fogem à regra.

Sugerir correcção
Comentar