Madeira Rodrigues: "Larguei tudo pelo Sporting. Vou até ao fim e ganhar"

Pedro Madeira Rodrigues é candidato às eleições “leoninas”. “Bruno de Carvalho tem sido sinónimo de títulos, mas para um dos nossos rivais”, criticou o gestor de 45 anos.

Foto
Pedro Madeira Rodrigues PÚBLICO

O lema com o qual Pedro Madeira Rodrigues concorre às eleições para a presidência do Sporting é “Sempre na frente” e resume a visão do candidato para o clube. “O futuro do Sporting comigo é ganhador. É o principal objectivo: voltar a ganhar”, frisou nesta terça-feira o gestor e até há pouco tempo secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, de 45 anos. Numa sessão realizada num hotel de Lisboa que serviu para apresentar a sua candidatura ao acto eleitoral que vai realizar-se em Março e com a presença de algumas dezenas de simpatizantes, Madeira Rodrigues descreveu a sua candidatura como “O primeiro passo do Sporting de amanhã”. “Bruno de Carvalho tem sido sinónimo de títulos, mas para um dos nossos rivais”, acrescentou, apresentando-se como a alternativa: “Para voltarmos a ver o nosso clube sempre na frente, quero e vou ser o presidente do Sporting”.

Com Bruno de Carvalho em “reflexão” sobre uma possível recandidatura (ver caixa), Pedro Madeira Rodrigues é o segundo sportinguista a declarar-se candidato às eleições do próximo ano. Paulo Paiva dos Santos foi o primeiro a anunciar oficialmente que ia a votos, momentos depois da derrota do Sporting com o Sporting de Braga (0-1), na 14.ª jornada, que deixou os “leões” a oito pontos do líder Benfica — mas o empresário viria a recuar no dia seguinte.

Esse é um cenário que não se coloca para Madeira Rodrigues, garantiu o candidato: “Vi pelas notícias o que aconteceu [com Paiva dos Santos]. Eu vou até ao fim. Larguei o meu trabalho para candidatar-me. Não foi um sacrifício, é um orgulho servir o Sporting”. Também por isso, a sua remuneração será um tema que “ficará à consideração dos sócios”. Sobre João Benedito, ex-jogador de futsal dos “leões” e cujo nome foi apontado como possível líder para uma lista, disse tratar-se de “uma referência do Sporting”. “Espero contar com o apoio dele”, acrescentou, deixando um apelo: “Qualquer candidatura que vier a surgir vai ajudar Bruno de Carvalho, porque vai dividir os votos. Faço um apelo: juntem-se a esta candidatura.”

Pedro Madeira Rodrigues disse que tomou a decisão de avançar com a candidatura “quando o Benfica perdeu com o Marítimo”. “Houve qualquer coisa que me empurrou a avançar. Mas nunca o iria fazer depois de uma derrota do Sporting, esperei por uma vitória”, revelou o candidato.

Dirigindo-se a Bruno de Carvalho, Madeira Rodrigues prometeu “respeito e elevação” na campanha. “Somos ambos sportinguistas. [Bruno de Carvalho] foi capaz de romper com uma dinastia que nos estava a corroer por dentro, mas hoje o modelo de gestão está esgotado. Não fazemos mais do que navegar à vista, não há retorno para o investimento feito”, lamentou. “Em termos de resultados o Sporting tem ficado aquém das expectativas. Mas comigo será diferente. Vamos ganhar.”

O problema dos “leões” está identificado para este candidato: “A ausência de modelo de gestão e sustentabilidade desportiva. Mas não quero falar dos problemas, quero falar das soluções”, sublinhou. “Prometo muito trabalho, dedicação, rigor nas contratações e dispensas. Voltarei a pôr a nossa formação sempre na frente, apostarei no eclectismo do Sporting”, prosseguiu Madeira Rodrigues, remetendo detalhes do projecto para o futuro — “Vamos ter tempo para falar”.

Questionado sobre o treinador Jorge Jesus, Madeira Rodrigues vincou que o seu objectivo é não influenciar o trajecto da equipa. “É o treinador do Sporting. Vamos ter eleições durante a temporada e tudo farei para não abalar a carreira desportiva da equipa. Jorge Jesus é um bom treinador, tem contrato com o Sporting, e acredito que podemos ganhar troféus este ano”, assumiu.

Sugerir correcção
Comentar