Luís Gonçalves medalha de bronze nos 400m

Atleta português junta o bronze paralímpico ao título mundial da distância.

Foto

Luís Gonçalves alcançou nesta sexta-feira a primeira medalha de Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, ao terminar em terceiro lugar na final dos 400m da classe T12 (deficiência visual).

O atleta do Sporting passou boa parte da prova na segunda posição, mas acabou por ser ultrapassado na curva final, caindo para o terceiro posto, com a marca de 49,54s, atrás do marroquino Mahdi Afri (49,00s) e do chinês Sun Qichao, o novo campeão paralímpico (48,57s).

Depois da medalha de prata obtida na mesma distância nos Jogos de Pequim, em 2008, Luís Gonçalves volta a subir ao pódio na competição mais importante do desporto adaptado.

"Esta medalha sabe a suor, a trabalho e sacrifício", disse Luís Gonçalves, citado pela Lusa , agradecendo o trabalho de equipa técnica que o tem apoiado. "O mais importante é que fui fazer a prova, diverti-me, 'gozei o prato' e fiz aquilo que gosto de fazer que é correr e corri com 11 milhões ao meu lado”, acrescentou o atleta do Sporting.

Luís Gonçalves, que não participou nos Jogos de Londres por causa de uma suspensão por doping, vai ainda participar nos 200m. "Não estive em Londres, mas o que passou passou. Agora estou preparado para as eliminatórias dos 200 metros”, disse o atleta.

O primeiro medalhados português nos Jogos Paralímpicos de Londres recebeu já as felicitações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. "Felicito muito efusivamente o atleta Luís Gonçalves pela conquista da medalha de bronze na final dos 400m T12 dos Jogos Paralímpicos que decorrem no Rio de Janeiro", diz uma nota publicada no site da Presidência. "Esta conquista é um enorme orgulho para todos os portugueses e enche-nos a todos de alegria. Muito obrigado e muitos parabéns!", diz ainda o comunicado.

Sugerir correcção
Comentar