Emery desvaloriza as ausências no FC Porto, Castro a importância do jogo

Os portistas defrontam nesta quinta-feira o Sevilha no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán com apenas um golo de vantagem, mas o treinador dos “dragões” quer garantir o apuramento na Liga Europa “sem ir a prolongamento”.

Foto
AFP

Tal como aconteceu na eliminatória anterior, frente ao Nápoles, o FC Porto terá que defender uma curta vantagem de 1-0 para ultrapassar mais um obstáculo na Liga Europa. Após cumprir essa tarefa com distinção no San Paolo, Luís Castro tem agora pela frente o Sevilha, uma equipa com “uma qualidade enorme”, mas o treinador dos “dragões” confia que os portistas vão conseguir “resolver a eliminatória nos 90 minutos”, apesar das ausências de Fernando e Jackson. Do lado dos espanhóis, Unay Emery, técnico dos andaluzes, diz que o Sevilha está preparado para tudo: “Marcar cedo, marcar tarde e até para sofrer golos.”

Há cerca de 10 dias, dois antes de o FC Porto hipotecar em definitivo as esperanças em conquistar o “tri” com uma derrota na Madeira, frente ao Nacional, Pinto da Costa afirmou que “uma boa época” para os portistas “é quando se ganha o campeonato ou uma prova internacional”. Nesta quarta-feira, no entanto, com o presidente dos “dragões” presente na sala de imprensa do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Luís Castro emitiu uma opinião diferente. Para o treinador do FC Porto, a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa será apenas “mais um jogo que não salva a época”.

Semântica sobre a importância da partida à parte, Castro considera que a vantagem de um golo alcançada no Dragão “dá esperança às duas equipas”. “Espero um Sevilha a querer ganhar o jogo, tal como nós o faremos, de uma forma equilibrada, determinada e com coragem. Um golo pode dar-nos estabilidade e é isso que vamos procurar fazer desde o primeiro minuto”, assegurou o técnico. Apesar de querer “resolver a eliminatória nos 90 minutos”, o treinador diz, porém, que se o golo “azul e branco” não surgir, um eventual prolongamento será “um problema do FC Porto, mas também do Sevilha”.

Luís Castro, não deixou de destacar a “qualidade enorme” dos andaluzes, “uma equipa que está no quinto lugar da melhor liga do mundo” e desvalorizou os resultados recentes do FC Porto frente à formação espanhola: “Sabemos que já fomos felizes duas vezes em Sevilha, mas os jogos não se fazem pelo passado.” Pouco importantes, segundo o treinador, são também as ausências de Fernando e Jackson. “Não vou falar de jogadores que não estão aqui. Todos os que estão convocados para o jogo estarão muito determinados em passar a eliminatória”, insistiu.

Questionado pela imprensa espanhola sobre o seu percurso à frente do FC Porto, Castro atribuiu o mérito da melhoria no rendimento dos “azuis e brancos” aos jogadores: “Quando os alunos são bons, os professores aparecem. É bom ser treinador do FC Porto, não só pelo clube que é, mas também pelos fantásticos jogadores que tem.”

“Não jogam 11?”
Se o FC Porto está habituado a defender na prova uma vantagem de 1-0, para o Sevilha já não é estranho ter que dar a volta à eliminatória no segundo jogo. Na ronda anterior, os andaluzes conseguiram seguir em frente apesar de terem sido derrotados pelo rival Bétis na partida inaugural (0-2) e Unay Emery garante que a sua equipa está preparada para um jogo de paciência: “Estamos preparados para marcar cedo, marcar tarde e até para sofrer golos. Não se pense que é possível ganhar a eliminatória em 20 minutos. Temos de ter paciência. O Sevilha tem essa experiência acumulada na Liga Europa, sabe o tempo que tem para gerir o que resta da eliminatória.”

O treinador do Valência, abordou a ausência de Jackson e Fernando e desvalorizou as baixas portistas com uma questão: “Não jogam 11 de início?” “Nesta fase da competição, com o acumular de jogos, todos têm que contar com situações de baixas, quer por lesões, quer por castigo. Tivemos algumas no primeiro jogo, agora também temos que passar por cima da baixa do Alberto [Moreno]. Nós temos que preparar o jogo com estas condicionantes e alinhar com jogadores alternativos e eles para o Jackson e o Fernando. Mas têm jogadores, plantel e capacidade suficientes para substituir esses jogadores.”

Sobre a equipa portista, Emery reconheceu que a formação portuguesa foi superior no Estádio do Dragão, mas mostrou-se confiante no apuramento para as meias-finais. “O FC Porto foi superior no primeiro jogo e temos de dar a volta. Temos 90 ou mais minutos para o fazer. Começámos nesta prova a 1 de Agosto e contra o Bétis passámos após 120 minutos. O FC Porto teve resultados adversos com o Eintracht Frankfurt e o Nápoles e deu a volta à eliminatória a partir dos 60/70 minutos. Temos de saber gerir o tempo e, sobretudo, estar sempre sintonizados com a eliminatória”, rematou.

Sugerir correcção
Comentar