Lucho e Defour resolveram, depois do habitual penálti falhado

FC Porto ganhou em casa ao Vitória de Setúbal e fica agora a torcer pelo Marítimo. James Rodríguez desperdiçou uma grande penalidade, mas redimiu-se com a assistência para o primeiro golo da noite.

Foto
Lucho apontou o primeiro golo do FC Porto Miguel Riopa/AFP

O FC Porto fez o que lhe competia e não cedeu pontos na recepção ao Vitória de Setúbal (2-0), colocando-se a um ponto do líder Benfica, que só amanhã jogará com o Marítimo no Funchal. Lucho e Defour mantiveram a sua equipa na corrida pelo título, já depois de James Rodríguez desperdiçar uma grande penalidade, o quinto castigo máximo errado pelo FC Porto no campeonato. Perante um adversário fechado, os portistas conseguiram o triunfo imprescindível na última meia hora do jogo.

No penúltimo jogo no Estádio do Dragão esta temporada - o último será contra o Benfica, na 29.ª jornada -, Vítor Pereira apostou no mesmo "onze" que venceu em Moreira de Cónegos na ronda anterior, embora ainda antes do intervalo, descontente com o rendimento de Atsu, tenha decidido colocar Varela no lugar do ganês. José Mota, treinador do Vitória de Setúbal, preferiu não usar ninguém na posição de ponta-de-lança, apostando num meio-campo central com quatro homens e em dois extremos, Pedro Santos e Miguel Pedro., que também ajudavam a defender os seus corredores. Com este desenho, o domínio pertenceu naturalmente ao FC Porto, mas a qualidade defensiva dos visitantes colocou problemas ao favorito.

A primeira oportunidade dos homens da casa só surgiu após uma saída precipitada de Kieszek, aos 17', mas Atsu não fez melhor do que atirar por cima quando o guarda-redes polaco ainda tentava recuperar a sua posição. Jackson Martínez, mais assistente do que finalizador, ofereceu pouco depois o golo a James Rodríguez, mas o esquerdino nessa altura ainda alternava momentos maus e bons. O ponta-de-lança colombiano fez perto do intervalo mais uma assistência para um colega, mas Atsu, nos instantes anteriores a ser substituído, voltou a falhar a baliza.

Aos 24', os sadinos tiveram a sua grande oportunidade: Kieszek pontapeou para a frente, Pedro Santos ganhou o duelo a Otamendi e foi por pouco que não inaugurou o marcador, de pé esquerdo. O jogo voltou à outra baliza, mas faltou sempre algo aos "dragões": o último passe, a pontaria ou melhores decisões.

O período decisivo do encontro começou por volta dos 60 minutos. Otamendi, num canto, obrigou o antigo guardião sadino a uma boa intervenção, mas o polaco ainda brilhou mais no lance seguinte, ao defender um penálti de James, depois de o árbitro Carlos Xistra ter considerado braço na bola de Jorge Luiz. O Fc Porto já tinha perdido quatro pontos - a diferença para o Benfica no começo da jornada - devido a erros nas grandes penalidades, mas James redimiu-se a seguir com a assistência para o golo de Lucho (64').

Aos 73', foi a vez de o Setúbal reclamar um braço de Danilo na área, antes de o FC Porto fechar o resultado nos últimos minutos, com o segundo golo de Steven Defour na prova. O passe decisivo foi do então lateral-esquerdo Mangala.

 

Sugerir correcção
Comentar