Lopetegui: "Perdemos um jogo em 18"

FC Porto defronta o Tondela no sábado, depois da derrota com o Dínamo Kiev.

Foto
Lopetegui: "Temos a necessidade de fazer um jogo de máximos" FRANCISCO LEONG/AFP

Julen Lopetegui reafirmou que a prioridade do FC Porto é a Liga portuguesa, reiterando a necessidade de vencer muitos jogos, incluindo o próximo com o Tondela, para vencer a competição.

Na antevisão do jogo com o Tondela, no sábado, em Aveiro, para a 11.ª jornada da Liga, Lopetegui disse esperar um adversário que, como todos os outros nos jogos com o FC Porto, coloca muita paixão em jogo e vai obrigar os ‘dragões’ a mostrar os seus argumentos.

“O Tondela tem uma boa equipa, que já levantou dificuldades ao Sporting, que ganhou no último minuto, e tem feito jogos interessantes. Estou convencido que temos de fazer um bom jogo e os jogadores estão preparados, mentalizados e com vontade de ganhar os três pontos”, disse.

O técnico dos ‘dragões’ abordou ainda o desaire sofrido na terça-feira em casa frente ao Dínamo Kiev (2-0), para a Liga dos Campeões, reconhecendo que “custa sempre um bocado perder, ainda por cima quando se era a única equipa sem derrotas na Europa”.

“Temos de encarar com naturalidade, reagir e procurar dar uma boa resposta no jogo seguinte”, adiantou o treinador, para quem a Liga dos Campeões “fica agora posta de lado por duas semanas” até ao jogo com o Chelsea no qual “lutará pelo primeiro lugar do grupo”.

Embora preferisse “não perder nenhum jogo em cinquenta”, Lopetegui afirmou que “assinava por baixo” se lhe dissessem que perdia um dos próximos 18 encontros [que foi o período que o FC Porto ficou sem derrotas].

Em resposta a uma questão sobre como é que encarava a circunstância de o FC Porto não ter ainda nenhuma grande penalidade assinalada a seu favor, o treinador confirmou o que entende ser um facto, mas recusou-se a alimentar polémicas.“Ninguém sabe quem é o especialista em penáltis no FC Posto e estamos quase em Dezembro. É um facto, nada mais”, considerou Lopetegui, recusando estabelecer comparações com os números das outras equipas.

De acordo com o técnico, o FC Porto tem é de olhar para o que está sob o seu controlo, que é “preparar os jogos, analisar bem os adversários e ter boas actuações em todas as competições – e são várias em que o clube está envolvido - e ir o mais longe possível”.

“Felizmente estamos na luta por muitas competições e queremos continuar assim até ao final”, frisou, remetendo para a ocasião a análise ao adversário na Taça de Portugal, o Feirense.

Questionado sobre a importância de manter o líder Sporting a uma curta distância até se defrontarem, Lopetegui adiantou que o FC Porto não olha para o que fazem os adversários, mas sim no que tem de fazer para ganhar jogos.

“O Tondela é o que nos preocupa agora e somar o maior número de pontos para superar todos os rivais. Dar resposta a cada momento do jogo, independentemente do adversário”, reconheceu.

O treinador abordou ainda a reacção dos adeptos na derrota com o Dínamo Kiev.

“Perdemos um jogo em 18. Os adeptos são soberanos e aceitamos de bom grado e temos de reagir. Eles têm razão e temos é de melhorar, não só quando perdemos mas também quando ganhamos. Muitos adeptos estariam contentes por perder um em 18”, rematou.

O FC Porto, segundo classificado com 21 pontos (e menos um jogo), visita o Tondela, 18.º e último classificado com cinco, no sábado, a partir das 20h45, num encontro que vai ser arbitrado por Manuel Mota, da associação de Braga.

Sugerir correcção
Comentar