Lopetegui: "Preferia ter quatro pontos de vantagem, mas o campeonato é longo"

Treinador do FC Porto relativiza atraso para o Benfica na Liga e diz que a equipa quer vencer no final.

Foto
Lopetegui gostou da exibição do FC Porto Miguel Vidal/Reuters

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, desvalorizou a diferença pontual para o Benfica, líder da Liga, e disse que não quer estar à frente na primeira volta, mas sim no final.

Julen Lopetegui falava na antevisão da deslocação de sábado a Arouca, que assinala o regresso da Liga após a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Sporting, e a vitória sobre os espanhóis do Athletic Bilbau, para a Liga dos Campeões.

“O Arouca é uma equipa muito bem organizada, que tem tido muito bom rendimento sempre que joga com os grandes”, apontou Julen Lopetegui a propósito do adversário da oitava jornada, justificando essa opinião com a vitória em Braga e o jogo extraordinário com o Benfica, na Luz.

Julen Lopetegui abordou a posição do FC Porto na tabela classificativa, em que é segundo a quatro pontos do Benfica, reconhecendo que seria melhor estar com quatro pontos de vantagem, mas recordando que as contas só se fazem no fim.

“Preferia ter quatro pontos de vantagem do que de desvantagem, mas o campeonato é longo, há ainda muitos pontos a ganhar e a perder por todas as equipas. Nós queremos ganhar todos os jogos e queremos ganhar já sábado ao Arouca”, disse,

O treinador dos “dragões”, que reagia assim ao desabafo do “capitão” Jackson Martinez de que o FC Porto teria pouca margem de erro se continuasse a perder pontos, acrescentou que “a época é longa e os títulos só se ganham e se perdem no final”.

Questionado, uma vez mais, sobre a utilização intermitente de Ricardo Quaresma, Julen Lopetegui reafirmou que o extremo é um excelente jogador e que, a exemplo dos restantes do plantel, será utilizado quando ele o entender e as circunstâncias o pedirem.

A rotatividade do plantel foi uma vez mais aflorada pelo treinador, que reconheceu que há jogadores mais utilizados do que outros, mas a sua filosofia é a de apresentar a equipa que ofereça mais garantias face às características distintas de cada jogo. Joga a equipa que acredito ser a melhor”, adiantou.

“Não queremos chegar ao fim da primeira volta da Liga com cinco pontos de vantagem. Queremos é vencer no final”, explicou Julen Lopetegui, desvalorizando o facto de a equipa portista estar a sofrer mais golos do que seria expectável.

De acordo com Julen Lopetegui, o FC Porto sofre golos porque é uma equipa que tem muita posse de bola e, a actuar nestas circunstâncias, quando comete erros, geralmente resultam em golos.

O treinador portista apontou também que se, por um lado sofre golos, por outro também marca muitos e, a par do Real Madrid, é a equipa que marca mais golos e que cria mais ocasiões na Liga dos Campeões.

O treinador referiu-se ainda ao reforço espanhol José Campaña, ainda não utilizado na equipa principal do FC Porto, adiantando que o médio chegou com a preparação mais atrasada do que os seus colegas, mas que está a trabalhar bem e terá o seu momento.

O FC Porto e o Arouca, 13.º classificado, defrontam-se no Estádio Municipal de Arouca, a partir das 20h15 de sábado, num jogo que será arbitrado por Carlos Xistra (Castelo Branco).

Sugerir correcção
Comentar