Livro e pista de atletismo assinalam a conquista mundial de Manuela Machado

A fundista portuguesa comemora amanhã os 20 anos sobre a vitória na maratona em Gotemburgo.

Foto

O lançamento de um livro e a inauguração de uma pista de atletismo em Viana do Castelo assinalam, amanhã (dia 5), os 20 anos da conquista, por Manuela Machado, do título mundial de campeã da maratona.

Em comunicado de hoje, a Câmara de Viana do Castelo detalha que o livro, intitulado “Manuela Machado 20 anos de Campeã", é da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, e conta "os grandes feitos" da atleta natural do concelho, e integra alguns depoimentos de colegas, responsáveis e família. 

Os dois mil exemplares, com cerca de 300 páginas, ilustrados com várias fotografias de Manuela Machado, natural da freguesia de Cardielos, têm prefácio assinado pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, e pela antiga treinadora da atleta, Sameiro Araújo. 

Manuela Machado, fundista portuguesa nascida a 9 de Agosto de 1963, destacou-se internacionalmente na prova da maratona do Campeonato do Mundo de Gotemburgo, na Suécia, com a conquista da medalha de ouro a 5 de Agosto de 1995. O programa de homenagem preparado pela autarquia inclui ainda a inauguração da pista de atletismo do estádio municipal, baptizado em 1999 com o nome da atleta.

A requalificação daquela estrutura, orçada em 400 mil euros, vai permitir "aumentar o número de praticantes do atletismo federado e de outras áreas, potenciar a realização de provas de atletismo, de carácter nacional e internacional". A infra-estrutura desportiva, que serve vários clubes do concelho e dos municípios limítrofes, Apresentava "sinais de degradação devido a anos de utilização intensa".

Actualmente, a atleta vianense é o rosto do Projecto “Atletismo nas Escolas” desenvolvido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, junto das Escolas do 1º Ciclo, que assim pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. 

De sublinhar que este é mais uma das iniciativas do programa comemorativo, que integrou já uma festa do atletismo, várias provas desportivas, uma tertúlia com grandes nomes do atletismo nacional, a exposição comemorativa “Manuela Machado 20 anos campeã” e que culmina dia 5 de Agosto com a inauguração do livro.

 

conteúdos produzidos por Pressinform

Sugerir correcção
Comentar