Liverpool, Manchester e Atlético Madrid são os reis do mercado

Estes três clubes já investiram cerca de 300 milhões de euros em reforços neste defeso.

Foto
Jackson Martínez, na apresentação pelo Atlético Susana Vera/Reuters

O mercado de transferências ainda vai a meio. Falta cerca de um mês para que a janela de contratações se feche mas já é possível tirar algumas ilações sobre este período do universo futebolístico. Até ao momento, três clubes têm dominado as atenções. Falamos de Liverpool, Manchester United e Atlético Madid. Juntos, já movimentaram cerca de 300 milhões de euros em novos jogadores.

Depois de o Liverpool ter terminado a última edição da Premier League no sexto lugar, os responsáveis do clube decidiram abrir os “cordões à bolsa” e investiram em grande no reforço do plantel treinado por Brendan Rodgers.

Os “reds” gastaram, até ao momento, mais de 100 milhões de euros. O avançado belga Christian Benteke foi contratado ao Aston Villa por 46,5 milhões de euros, enquanto o internacional brasileiro Roberto Firmino (ex-Hoffenheim) custou 40 milhões de euros. Chegaram ainda ao mítico Anfield Road Nathaniel Clyne, antigo lateral do Southampton, resgatado por 17 milhões de euros, e o jovem inglês Joe Gomez, que saiu do Charlton por 4,9 milhões de euros.

Para equilibrarem as contas, os ingleses venderam ao Manchester City o extremo Raheem Sterling por 68 milhões de euros.

Quem também não poupou esforços para recuperar a hegemonia na Premier League foi o Manchester United. Os “red devils” já asseguraram os préstimos de Morgan Schneiderlin (35 milhões de euros), do extremo holandês Memphis Depay (27,5), do alemão Bastian Schweinsteiger (18), do lateral italiano Matteo Darmian (18) e do guardião argentino Sergio Romero, que chegou a Old Trafford a custo zero depois de não ter renovado contrato com a Sampdoria. No total, foram quase 99 milhões de euros investidos.

A ocupar a terceira posição neste pódio está o Atlético Madrid. Chegaram a Manzanares o antigo avançado do FC Porto Jackson Martínez, que custou 35 milhões de euros, o argentino Luciano Vietto, que chegou proveniente do Villarreal e que terá custado cerca de 20 milhões de euros, o belga Yannick Ferreira Carrasco, que veio do Mónaco de Leonardo Jardim. Nesta operação os espanhóis investiram 15 milhões de euros.

Nos últimos dias, o Atlético anunciou as chegadas de Filipe Luís (16 milhões de euros) e do montenegrino Savic, transferência que terá custado 12 milhões de euros mais o passe do médio Mário Suárez, que foi para a Fiorentina de Paulo Sousa. Tudo somando, os "colchoneros" já desembolsaram 98 milhões de euros até à data.

 

Sugerir correcção
Comentar