Lisboa também abdica de candidatura ao Euro 2020

Depois de a Câmara do Porto ter desistido de acolher o evento, foi a vez de a autarquia lisboeta tomar a mesma decisão.

Foto
O Estádio da Luz vai acolher pela primeira vez a final da Liga dos Campeões PEDRO CUNHA

A Câmara de Lisboa não vai apresentar candidatura ao Campeonato Europeu de 2020. A garantia foi dada nesta terça-feira à agência Lusa por fonte do gabinete da presidência do município, que se escusou a revelar as razões da decisão.

A 10 de Abril, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou que a autarquia estava a avaliar com a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara do Porto uma candidatura da capital a palco do Euro 2020 (um torneio que vai decorrer em 13 cidades europeias), considerando que esta é uma decisão que tinha de ser ponderada pelo peso do caderno de encargos e pelos efeitos que teria daqui a seis anos.

A decisão agora tomada vai de encontro ao que aconteceu também na Câmara do Porto. Nesta terça-feira, o presidente da autarquia, Rui Moreira, também já explicara, à vereação, as razões de a cidade não se candidatar a acolher jogos da competição.

“Não ficou demonstrado que houvesse benefícios para a cidade”, assinalou, lembrando que o que o Porto tinha para oferecer afastava, desde logo, a cidade da possibilidade de integrar a poule final das quatro cidades que poderão receber as meias-finais e a final da prova. “Nenhuma cidade portuguesa pode concorrer a isso”, prosseguiu.

Rui Moreira disse que esta realidade ficou clara depois de uma reunião, já em Dezembro, em que participaram também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Hermínio Loureiro, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. “Lisboa poderia, no máximo, organizar um dos quartos-de-final, se candidatasse o Estádio da Luz, mas no Porto, o Estádio do Dragão não tem capacidade instalada para isso e só podia ter jogos da fase de grupos ou, na melhor das opções, dos oitavos-de-final”, argumentou.

Falta de capacidade hoteleira ao nível dos hotéis de 4 e 5 estrelas e outras exigências relacionadas com apoios ao evento levaram a Câmara do Porto a desistir de avançar com uma candidatura. Tanto mais que, esclareceu Moreira, não havia garantias de que a selecção portuguesa, a apurar-se para o Euro 2020, jogaria nos estádios nacionais.

“Chegámos a pedir um estudo à [empresa municipal] Porto Lazer, mas quando começámos a avaliar tudo, associado à pressa da FIFA em ter uma resposta, vimos que a análise não demonstrava que houvesse benefício para a cidade”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar