Hamilton continua a passear ao ritmo das pole positions

Piloto britânico parte na frente pela 11.ª vez em 12 corridas. Ferrari, a jogar “em casa”, obteve segundo e terceiro lugares

Foto
Hamilton foi mais rápido Olivier Morin/AFP

A temporada 2015 do Mundial de Fórmula 1 arrancou há seis meses e, 11 corridas depois, só três pilotos (Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian Vettel) podem orgulhar-se de ter subido ao primeiro lugar do pódio. O lote é ainda mais restrito no que diz respeito às pole positions, porque nas 12 sessões de qualificação já cumpridas, o primeiro lugar na grelha de partida coube a apenas dois nomes: Hamilton ou Rosberg. E o saldo é largamente favorável ao britânico, que coleccionou 11 das 12 poles já disputadas. Hamilton volta a partir na frente para o Grande Prémio de Itália (domingo às 13h, SP-TV5).

Ocupar a pole position em Monza não é um detalhe: estatisticamente, é o local onde é mais importante ser primeiro na grelha de partida, registando-se 12 vitórias para os pilotos que saíram dessa posição desde 2000. “Estes dois [Räikkönen e Vettel, pilotos da Ferrari, que foram segundo e terceiro] ficaram muito perto. Vai ser uma boa batalha. O carro tem estado muito bem, os engenheiros e os mecânicos fizeram um trabalho fantástico”, apontou Hamilton, que no ano passado, em Itália, venceu a partir da pole.

A correr “em casa”, a Ferrari vai ter o apoio esmagador dos adeptos nas bancadas para tentar contrariar a hegemonia que a Mercedes tem patenteado. “É, provavelmente, a nossa melhor qualificação enquanto equipa. Há algum tempo que não conseguíamos estes lugares e é bom estar aqui, especialmente por ser a nossa corrida ‘em casa’. Queremos oferecer um bom resultado aos nossos adeptos”, admitiu Kimi Räikkönen. “Vamos tentar absorver a energia das bancadas, desfrutar do dia e esperamos estar ambos no pódio. Desculpa Lewis, não me importava que estivesses no pódio, mas se nós os dois estivéssemos à tua frente seria um sonho tornado realidade”, reforçou Sebastian Vettel.

A terceira linha da grelha de partida ficou entregue a Felipe Massa e Valtteri Bottas, a dupla da Williams. A Red Bull teve um dia para esquecer, com Daniil Kvyat a não passar da segunda sessão da qualificação e Daniel Ricciardo a ficar-se pela primeira. Ambos foram penalizados por trocas de motor, assim como a dupla da McLaren: os ex-campeões do mundo Jenson Button e Fernando Alonso vão partir muito atrás, na oitava linha da grelha.

Sugerir correcção
Comentar