Leonel Pontes deixa o Marítimo

Madeirenses são a quinta equipa a mudar de treinador na presente temporada.

Foto
Leonel Pontes chegou a ser treinador principal do Sporting num jogo FERNANDO VELUDO/NFactos

Leonel Pontes abandonou nesta segunda-feira o comando técnico do Marítimo, anunciou o clube madeirense em comunicado.

A saída de Leonel Pontes, de 42 anos, foi decidida numa reunião com o presidente do clube, Carlos Pereira, com quem acordou os termos da rescisão de um contrato que era válido até ao final da época 2015-16.

De acordo com o comunicado divulgado no sítio oficial do emblema madeirense na Internet, a rescisão do vínculo de Pontes ficou a dever-se à série de maus resultados da equipa de futebol, que perdeu os seus últimos dois jogos no campeonato, por 2-1 na recepção ao Belenenses e por 1-0 na visita ao Vitória de Guimarães.

"Na sequência dos acontecimentos dos últimos jogos, os quais penalizaram sobremaneira a equipa, o treinador Leonel Pontes solicitou uma reunião com o presidente da administração do Marítimo da Madeira Futebol SAD, na qual houve acordo mútuo para a rescisão de contrato que unia as duas partes até ao final da temporada 2015-2016", lê-se no comunicado.

Com o técnico sai também o treinador-adjunto Tiago Leal, que chegou ao Marítimo com Leonel Pontes, ficando o comando técnico provisoriamente entregue aos outros adjuntos, os madeirenses Ivo Vieira e José Manuel, este último treinador dos guarda-redes.

O Marítimo traçou como objectivo, no início da época, a qualificação para uma competição europeia, mas os constantes resultados negativos, sobretudo em casa, onde a equipa já perdeu quatro jogos, foram adiando a candidatura.

Após 23 jornadas, o clube insular soma 27 pontos, menos 13 do que o Vitória de Guimarães, que ocupa o quinto lugar, o último a dar acesso à Liga Europa, encontrando-se no 11.º lugar.

A derrota em Guimarães, na sexta-feira, frente a um adversário directo, acelerou o processo que levou à saída de Leonel Pontes do comando técnico do clube madeirense.

Tomadas as decisões, o emblema dos Barreiros agradeceu a Leonel Pontes e a Tiago Leal por "todo o trabalho e profissionalismo evidenciado" desejando-lhes "as maiores felicidades em projectos futuros".

O Marítimo inicia agora o processo de substituição, sendo que o presidente do clube, Carlos Pereira assumiu a sua preferência por um treinador português.

Leonel Pontes estreou-se como treinador principal no início da presente temporada, depois de ter sido adjunto de Paulo Bento, no Sporting e na selecção portuguesa.

A saída de Pontes do Marítimo é a quinta "chicotada psicológica" da época na liga portuguesa, depois das saídas de Ricardo Chéu (Penafiel), João de Deus (Gil Vicente), Paulo Sérgio (Académica) e Domingos Paciência (Vitória de Setúbal).

Sugerir correcção
Comentar