Leonardo Jardim e o clássico no Dragão: "O FC Porto é favorito"

O treinador do Sporting não acha que os "leões" estejam dependentes dos golos de Montero.

Leonardo Jardim entregou o favoritismo do jogo entre o FC Porto e o Sporting, do próximo domingo, no Estádio do Dragão, aos campeões nacionais.

A teoria do técnico "leonino" assenta nos números que o FC Porto soma em jogos disputados no seu estádio e na estabilidade que a equipa portista tem sabido manter ao longo dos últimos tempos.

"Teremos o máximo de ambição, respeitando o FC Porto, porque na sua casa tem sido extremamente forte. Não é por acaso que há cinco anos não perde em casa [para a Liga]. Neste jogo, o FC Porto é favorito, por todo o seu registo nos jogos para o campeonato na sua casa, pela estrutura e pelos jogadores que mantém nos últimos três ou quatro anos, sem grandes mexidas", comentou Leonardo Jardim na antevisão da partida de domingo.

O treinador do Sporting abordou ainda alguns casos particulares de jogadores do plantel e, no caso de Fredy Montero, o melhor marcador do campeonato, recusou a ideia de que a equipa está dependente do colombiano. "O Montero tem 12 golos o Sporting tem 27. Em termos percentuais fala-se em 40-35% Percentualmente, temos muito mais golos marcados por outros jogadores do que somente do Montero. Por isso, não acredito que a equipa esteja dependente do Montero, apesar de ser um jogador importante na estrutura", analisou o técnico.

Quanto à chamada ao "onze" titular de André Martins ou Vítor, o treinador sportinguista não abriu o jogo. "São dois jogadores importantes na estrutura. Não vou dizer quem jogará de início e até podem jogar os dois. Têm características diferentes para a mesma posição. O André é um jogador mais pressionante, vertical. O Vítor é um jogador mais de posse, mais de construção", explicou.

Em relação às consequências que a partida do Dragão pode vir a ter no desenrolar do campeonato e nos objectivos do Sporting na prova, Jardim desvalorizou-as: "O Sporting não fez nenhuma candidatura ao título. O Sporting foi claro no seu projecto em relação à sua época desportiva. Não podemos estar à sétima ou oitava jornada a alterar o que foi definido por toda a estrutura. O resultado [no Dragão] não mudará em nada o que são os nossos objectivos em relação ao campeonato."

Em relação ao ambiente algo tenso que tem rodeado os dias que antecedem a partida, muito causado pela troca de indirectas entre alguns dirigentes de ambos os emblemas, Leonardo Jardim não lhe atribui grande importância. "Esperamos um ambiente normal num jogo entre o primeiro e o segundo na casa do adversário, mas os nossos jogadores têm que ter a capacidade de se focar no jogo, no seu trabalho e deixar de lado tudo o que é exterior", concluiu.
 

Sugerir correcção
Comentar