Lavillenie bate recorde do mundo de Bubka na vara em pista coberta

Saltador francês estabeleceu, em Donetsk, um novo máximo de 6,16m.

Foto
Foto: Alexander Khudoteply/AFP

O campeão olímpico Renaud Lavillenie estabeleceu, neste sábado, o recorde do mundo do salto com vara em pista coberta, ultrapassando a mítica marca de Sergei Bubka. O francês surpreendeu no meeting de Donetsk, na Ucrânia, com um salto de 6,16m.

"Recorde do mundo! 6,16 à primeira tentativa! É incrível, ainda estou no ar", escreveu o atleta na sua conta no Twitter, depois de ter feito história justamente no mesmo evento no qual Bubka (que ainda detém a melhor marca de sempre ao ar livre, com 6,14m) chegou aos 6,15m, em 1993.

Presente no recinto, Sergei Bubka foi, de resto, um dos primeiros a felicitar o francês: "Começa uma nova era a modalidade. O vencedor é um campeão olímpico, alguém que já alcançou muito sucesso. Estamos radiantes por isto ter acontecido aqui", sublinhou, em declarações à AFP.

Aos 27 anos, "Airlavillenie" - alcunha que lhé atribuída pelos fãs - tem vindo a melhorar de forma consistente o seu máximo em pista coberta. Há duas semanas, tornou-se no segundo melhor saltador de sempre, com uma marca de 6,08m. Neste sábado, subiu mais uns patamares até ao recorde do mundo.

O francês, detentor do título olímpico, obtido nos Jogos de Londres, tem um máximo pessoal de 6,02m ao ar livre, faltando-lhe no currículo um título mundial ao ar livre (soma uma medalha de prata e duas de bronze).


Sugerir correcção
Comentar