Lance Armstrong vai regressar... à natação

Depois do ciclismo e do escândalo do doping o ex-atleta vai voltar à competição, desta vez, dentro de água.

Foto
O ex-ciclista vai regressar à natação, onde começou Pascal Pavani/AFP

Lance Armstrong está de regresso. Desta vez, vai competir dentro de água, ao lado de nadadores de meia-idade. Mais concretamente no Masters South Central Zone Swimming Championships, que decorre no próximo fim-de-semana, no Texas, Estados Unidos.

A competição organizada pela U.S. Masters Swimming não está sob a alçada da Agência Anti-Doping norte-americana (USADA), a mesma que baniu Armstrong, para sempre, das competições e retirou os sete títulos da Volta à França, em Agosto passado.

Em Janeiro, Armstrong confessou ter recorrido ao uso de substâncias ilegais, numa entrevista televisiva feita por Oprah Winfrey, mas recusou-se a colaborar na investigação levada a cabo pela USADA.

Durante a entrevista, o ciclista confessou a sua vontade de voltar a competir

. É o que vai acontecer agora, onde concorrerá com outros atletas da sua idade.

Rob Butcher, director-executivo da U.S. Masters Swimming, declarou que ninguém colocou objecções à participação de Armstrong nas provas organizadas por aquele organismo. O Masters tem membros dos 18 aos 104 anos que não fazem testes anti-doping porque se depreende que todos cumprem as regras, acrescentou.

Quem não está satisfeito é Jamie Cleveland, que vai nadar contra Armstrong este fim-de-semana. O atleta escreveu na sua página de Facebook e foi, mais tarde, entrevistado, tendo declarado que deseja que o ex-ciclista desista de participar na prova. "Durante toda a minha vida fui um atleta de resistência. Senti sempre uma enorme alegria por conhecer os meus limites, assim como foi sempre um desafio para mim enfrentá-los. Irrita-me que [Armstrong] tenha admitido o uso de doping mas que não mostre quaisquer remorsos".

Armstrong, de 41 anos, vai fazer as provas de 500m, 1000m e 1500m livres, no escalão dos 40 aos 44 anos. O ex-ciclista entrou no mundo da competição precismanente nesta modalidade, tendo depois participado em provas de triatlo e, só mais tarde, se viria a especializar no ciclismo.

Sugerir correcção
Comentar