Kléber ajuda Estoril a dar a volta ao Boavista

Foto
Kléber marcou dois golos José Manuel Ribeiro/Reuters/Arquivo

O Estoril-Praia venceu neste domingo em casa do Boavista por 2-1, com dois golos do avançado brasileiro Kléber, numa partida da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os ‘axadrezados’ marcaram primeiro.

Kléber foi a grande figura deste jogo. ‘Bisou’, mostrando grande eficácia finalizadora e contribuindo para o triunfo da equipa treinada por José Couceiro, o segundo conseguido fora de casa.

O encontro foi muito disputado e as duas equilibraram-se, mas as individualidades do Estoril fizeram a diferença ante um Boavista esforçado e batalhador, mas sem os argumentos técnicos do seu adversário.

O Boavista começou da melhor maneira e marcou cedo, aproveitando um livre directo e a desatenção adversária para fazer o primeiro, aos três minutos. Leozinho cruzou e Idris, vindo de trás, surpreendeu a defesa visitante, cabeceou à vontade e marcou.

Com marcações fortes a meio campo e muita solidariedade, os ‘axadrezados’ conseguiram quase sempre anular as acções ofensivas contrárias e manter a bola longe da sua baliza.

O Estoril apostou na circulação de bola, procurando desse modo abrir brechas na defesa boavisteira, mas esta, com o apoio linha média, resistiu bem e Mika não teve grande trabalho.

O jogo tornou-se, então, muito discutido a meio campo, as duas equipas travaram aí duelos intensos pelo seu domínio e o Boavista, uma vez mais, mostrou que se dá bem quando o jogo evolui para o contacto físico e para um futebol musculado.

Num contra ataque rápido, aos 41 minutos, o Boavista teve tudo para ampliar a sua vantagem. Julián passou por um adversário, isolou-se, entrou na grande área e rematou, mas fraco e à figura de Kieszek, desperdiçando assim uma grande ocasião de golo.

O Boavista desperdiçou e o Estoril empatou pouco depois, aos 43 minutos, também de bola parada. Kléber mostrou aí instinto ‘matador’: tirou também partido da passividade da defesa axadrezada e marcou de cabeça.

A segunda parte foi muito semelhante à primeira e o Boavista esteve perto do golo, que Kieszek negou a Uchebo com uma boa intervenção, aos 47 minutos.

O Boavista bateu-se pelos três pontos, lutou muito e obrigou o Estoril a trabalho árduo.

O Estoril nunca se desuniu, nunca tirou os olhos da baliza boavisteira e chegou ao segundo golo num lance decidido pela classe de Tozé e de Kléber, estavam decorridos 65 minutos.

Tozé começou por livrar-se de um opositor e serviu Kléber, que se isolou e finalizou com classe, ‘picando’ a bola sobre Mika. Ficou, contudo, a sensação de que o guarda-redes ‘axadrezado’ se precipitou, ao sair da sua baliza.

O Boavista acusou muito este golo, passou um mau bocado nos instantes seguintes e já não foi capaz de dar a volta a um resultado que começou até por lhe ser favorável.

Uchebo e Pouga criaram perigo junto à baliza de Kieszek, aos 85 minutos, mas foi só isso e os visitantes souberam a segurar a vantagem.

A equipa do Bessa sofreu, assim, a sua quarta derrota caseira e continua com 16 pontos e acima ainda dos lugares de despromoção, enquanto o Estoril soma agora 22, consolidado no meio da tabela classificativa.

Sugerir correcção
Comentar