Espanhóis e italianos no caminho dos "encarnados"

Sorteio de Nyon, na Suíça, define esta sexta-feira os encontros das meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Foto
Sorteio da UEFA define esta sexta-feira as meias-finais da Liga dos Campeões e Liga Europa Denis Balibouse/Reuters (arquivo)

Juventus, Sevilha ou Valência. O sorteio desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça (11h de Lisboa) vai definir qual dos três será o adversário do Benfica na meia-final da Liga Europa, a derradeira etapa antes da final de Turim (no recinto da Juventus), a 14 de Maio. E pouco depois de ser anunciado o oponente dos “encarnados”, a sorte irá revelar os dois embates titânicos que vão opor Real Madrid, Atlético de Madrid, Chelsea e Bayern Munique, no último desvio antes da final do Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 24 de Maio.

Inequívoco é que as equipas espanholas irão dominar este sorteio de Nyon, com três participantes ainda nas duas provas da UEFA. Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal apresentam apenas um sobrevivente nesta fase das competições. As prestações do Benfica e Juventus no que resta da Liga Europa poderão ser ainda particularmente determinantes para definir o ranking da UEFA da próxima temporada, já que os dois países disputam o quarto lugar da tabela.

Este ranking tem em consideração as últimas cinco temporadas e é actualmente liderada pela Espanha. A Inglaterra e a Alemanha ocupam, respectivamente, a segunda e terceiras posições. Neste momento, Portugal tem uma pequena vantagem virtual sobre a Itália, mas ainda nada está decidido.

O ranking definido no final de cada temporada é estabelecido com a soma dos pontos obtidos pelas equipas (dois por cada vitória, um por empate e metade destes valores nas partidas das pré-eliminatórias), sendo os valores totais divididos depois pelo conjunto de participantes do respectivo país nas provas europeias da época em causa. Uma presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões rende ainda cinco pontos acrescidos para esta contabilidade, reforçada por mais um ponto de bonificação com as presenças nos quartos-de-final, meias-finais e final das duas provas da UEFA.

Os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa serão abertos, com a primeira equipa a ser anunciada para cada uma das meias-finais a obter o estatuto de visitada na partida da primeira mão.

Sugerir correcção
Comentar