Junho é mês dos pequenos corredores

A corrida está a ganhar terreno também entre as crianças. São cada vez mais as pessoas que correm na rua acompanhadas pelos seus filhos, e as organizações de corrida a realizar provas a pensar nos mais novos.

Foto

A corrida faz parte da vida das crianças e jovens, seja na vertente lúdica ou no alto rendimento. São cada vez mais as provas dedicadas aos mais novos ou a toda a família e as organizações de corridas com a vertente júnior.

Na Nova Zelândia existe um dos maiores programas de atletismo para crianças – a IAAF Kid´s Athelitcs, direcionado para crianças dos 6 aos 12 anos e composto por competições de corrida modificadas (destinadas a evitar lesões e outras complicações de forma precoce).  Criado em 2005, o programa até o final de 2011 alcançou cerca de 1, 5 milhões de crianças em todo o território. Em 2012, a Nestlé tornou-se no patrocinador principal, permitindo a IAAF organizar cursos adicionais para professores e treinadores e, eventualmente chegar a  um maior número de crianças. O principal objetivo da IAAF Kid’s Athelitcs passa por promover, nas escolas e não só,  um estilo de vida saudável através do desporto em geral e do atletismo em particular. 

Em Portugal, algo semelhante começa a surgir um pouco por todo o país. O Abutres Trail Running School (ATRS) tal como o nome indica é uma escola de Trail Running direcionada para crianças.  Projeto pioneiro em Portugal, o ATRS de Miranda do Corvo tem atualmente cerca de 42 crianças inscritas, três coordenadores e três treinadores. A missão assenta no incentivo e motivação das crianças para a prática desportiva, como indicador de um estilo de vida saudável, mas também nos valores como a amizade, a camaradagem, o respeito pela natureza e a solidariedade. Todos os domingos são realizados treinos, a decorrer durante o período escolar, ou seja, de setembro a junho. 

A pensar nos laços familiares, no dia 14 de junho será realizada a SURVIVORS RUN Pais & Filhos, corrida onde crianças e adolescentes assumem um papel heroico através da superação de mini-obstáculos em família, num percurso todo-o-terreno de 4 Km.

Na realidade, a corrida tem sido uma aposta em torno da transmissão de hábitos e estilos de vida mais saudáveis quer nos adultos quer às crianças. Organizações de solidariedade têm aproveitado essa “crescente” para angariar fundos e dar a conhecer as suas iniciativas. É o caso da APCOI, sigla da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove desde 2011 o projeto “Corrida da Criança – Por um futuro mais saudável”. A 4ª edição acontecerá no dia 21 de junho, nos Jardins do Casino Estoril, terá cerca de 2 km e é dirigida a crianças entre os 2 e os 12 anos (participação condicionada a uma inscrição em conjunto com pelo menos um adulto). Com o objetivo de atingir as “pequenas grandes” metas da vida, a corrida promove a corrida ou caminhada em família, num dia repleto de atividades lúdicas como as de um verdadeiro parque de diversões. “Mascotes da TV, mini-concertos no Palco Principal e ainda uma área com mais de 30 diversões entre insufláveis gigantes, trampolins, jogos pedagógicos, workshops, pinturas faciais, entre muitas novidades que farão não só as crianças, mas também os adultos, vibrar de alegria”, anuncia a organização. As inscrições estão abertas no site www.corridadacrianca.com ou presencialmente em todos os balcões da Fnac e dos CTT.

Correr em família pode proporcionar  momentos de partilha e divertimento. Porém, há que ter em conta as seguintes questões: preparação física e mental das crianças para as provas, alimentação e/ou suplementação, distâncias adequadas ou recomendadas, treino e diversão. Importante recorrer a opinião de um médico ou especialista.

Neste dia e mês dedicado aos mais novos,  fica a sugestão de sair à rua para correr em família ou até mesmo participar numa prova. 

 

Sugerir correcção
Comentar