Jornais croatas denunciam "injustiça" e "vergonha" na derrota frente ao Brasil

Imprensa queixa-se principalmente do lance do penálti que pôs a selecção brasileira em vantagem no marcador.

Foto
O brasileiro Fred cai na grande área da Croácia Paulo Whitaker/Reuters

As primeiras páginas dos jornais da Croácia denunciam nesta sexta-feira a "injustiça" e a "vergonha" da arbitragem do jogo frente à selecção do Brasil, na abertura do Mundial 2014, que os croatas perderam por 3-1.

"Foram vergados pelo árbitro de uma forma vergonhosa" é uma das muitas frases que servem para descrever a actuação do árbitro japonês Yuichi Nishimura. Para a imprensa croata, o resultado do jogo foi uma "injustiça" e uma "vergonha" – as queixas incidem particularmente sobre o lance do penálti que deu o 2-1 aos brasileiros, e que os croatas dizem ter sido "inventado".

Aos 69 minutos do jogo, o avançado brasileiro Fred caiu na grande área da Croácia, aproveitando-se de um encosto do defesa central croata Dejan Lovren, que não terá sido suficiente para lhe provocar a queda.

Com a transformação do penálti em golo, por Neymar, o Brasil passou para a frente no marcador, voltando a marcar um terceiro golo já no período de compensação.

O cronista Tomislav Zidak escreveu no jornal diário Jutarnji list que "o japonês cravou um sabre no coração croata", através de "um erro incrível e indesculpável".

O diário desportivo Sportske Novosti é um pouco mais brando, mas ainda assim assinala que "Neymar e o japonês Nishimura puseram fim ao sonho croata".

"A Croácia começou muito bem o jogo no Arena Corinthians após o autogolo de Marcelo. Mas o Brasil acordou e alterou o rumo da partida com a ajuda do árbitro", escreve o diário.

Também no Brasil o lance do penálti foi interpretado como um erro do árbitro – o jornal Folha de S. Paulo fala num "lance polémico", mas o site de O Globo não tem problemas em afirmar, no título da notícia, que "Neymar decide com erro de árbitro".

O árbitro japonês Yuichi Nishimura tem 42 anos de idade, apita jogos da principal liga japonesa desde 1999, faz parte dos quadros da FIFA desde 2004 e foi considerado o melhor árbitro da Ásia em 2012.

A sua estreia num Mundial de futebol foi em 2010, na África do Sul, onde arbitrou o Holanda-Brasil, nos quartos-de-final. Os holandeses venceram esse jogo por 2-1 e o árbitro japonês expulsou o médio brasileiro Felipe Melo, por ter pisado Arjen Robben.

No mesmo Mundial, Yuichi Nishimura foi o 4.º árbitro da final, entre a Holanda e a Espanha, que os espanhóis venceram por 1-0.

Sugerir correcção
Comentar