Jorge Costa eliminado na fase de grupos da CAN

Gabão derrotado pela Guiné Equatorial falha acesso aos quartos-de-final.

Foto
Balboa apontou o primeiro golo da Guiné Equatorial frente ao Gabão Carl De Souza/AFP

A selecção nacional do Gabão, orientada pelo português Jorge Costa, está fora da Taça das Nações Africanas (CAN). Na última jornada do Grupo A, a equipa gabonesa foi derrotada pela anfitriã Guiné Equatorial (2-0) e despediu-se da competição. O Congo, que derrotou o Burkina Faso (2-1) acompanha a Guiné Equatorial nos quartos-de-final.

O favoritismo que era reconhecido ao Gabão e Burkina Faso antes do início da CAN não se confirmou dentro das quatro linhas. As duas equipas teoricamente mais fortes do Grupo A ficaram pelo caminho, à custa de duas equipas que surpreenderam. O Congo, que desde 2000 não se qualificava para a fase final da CAN, foi o vencedor do grupo. E a Guiné Equatorial, escolhida para anfitriã do torneio à última hora, após a renúncia de Marrocos à organização, conquistou a segunda vaga.

Neste domingo, em Bata, a equipa orientada por Jorge Costa nunca esteve realmente em posição de discutir o acesso aos quartos-de-final. A Guiné Equatorial pareceu sempre um passo à frente dos gaboneses e chegou à vantagem aos 55’. Javier Balboa, futebolista do Estoril-Praia, inaugurou o marcador na transformação de uma grande penalidade que ele próprio tinha sofrido.

Mesmo a ganhar, a equipa de Esteban Becker nunca levantou o pé do acelerador. E foi premiada aos 86’ com o segundo golo, que selou o apuramento: Iván Salvador, na recarga a um primeiro remate de Emilio Nsue que Didier Ovono tinha travado, fez o 2-0.

Na outra partida do Grupo A, o Congo derrotou o Burkina Faso (finalista derrotado na CAN 2013) por 2-1. Os golos também só surgiram na segunda parte, com Thievy Bifouma a inaugurar o marcador aos 51’. Aristide Bancé respondeu para o Burkina Faso (86’), mas foi alegria de pouca dura já que Fabrice Ondama repôs a vantagem congolesa aos 87’.

Congo e Guiné Equatorial aguardam nos quartos-de-final pelo segundo e primeiro classificados do Grupo B (Tunísia, Cabo Verde, RD Congo e Zâmbia), respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar