Oito anos após um primeiro transplante, Lomu precisa de um novo rim. O internacional dos “All Blacks” sofreu complicações e tem sido submetido a diálise intensiva. Jonah Lomu já perdeu 30 quilos desde que o seu estado de saúde começou a piorar, em Setembro.
“Infelizmente, nenhum tratamento funcionou e o meu estado de saúde é exactamente o mesmo que no início da minha doença”, disse Lomu à imprensa neozelandesa. “Tenho consciência que tive sorte por obter o meu primeiro transplante, mas sei que haverá mais dificuldades num próximo [transplante]”, acrescentou.
Jonah Lomu recebeu um primeiro rim transplantado em Julho de 2004, nove anos depois de lhe ter sido diagnosticada uma desordem renal, em 1995. O internacional neozelandês viu agravar-se o seu estado de saúde em Setembro do ano passado, durante o Mundial, com um princípio de rejeição do rim transplantado.
“A luta será mais difícil e os problemas para encontrar um dador compatível mais delicados. E as hipóteses de rejeição ainda mais elevadas”, reconheceu Lomu, que esteve hospitalizado mais de duas semanas no Auckland City Hospital.
Com um físico imponente (1,96 metros de altura e 115 quilos de peso) e uma assinalável velocidade, Jonah Lomu marcou 37 ensaios em 63 partidas pelos “All Blacks”, entre 1994 e 2002. Foi finalista do Mundial de 1995 e detém, a par do sul-africano Bryan Habana, o recorde de ensaios marcados num só Campeonato do Mundo: oito. É também o melhor marcador de ensaios da história do Mundial, com 15.

Comentários