João Sousa sobe a 51.º e é o melhor português de sempre

Posição mais alta no ranking atingida por um tenista nacional.

Foto
Triunfo em Kuala Lumpur permitiu subida no ranking Mohd Rasfan/AFP

O tenista João Sousa subiu nesta segunda-feira ao 51.º lugar da classificação mundial, a posição mais alta atingida por um português, depois de se ter tornado o primeiro jogador nacional a ganhar um torneio do circuito ATP.

Vencedor do torneio de Kuala Lumpur, ao derrotar na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça de série, João Sousa, 77.º do ranking antes do evento, deu um salto de 26 posições, que corresponde à maior progressão registada no top-100 da tabela liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

João Sousa, de 24 anos, ultrapassou o registo de Rui Machado, actual campeão nacional, que a 03 de Outubro de 2011, ou seja, praticamente há dois anos, atingiu o 59.º posto da hierarquia mundial.

Antes de João Sousa, Frederico Gil tinha sido o primeiro português a atingir uma final de um torneio do circuito ATP, perdendo o encontro decisivo da edição de 2010 do Estoril Open (agora Portugal Open).

Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado, arrecadando 158 mil dólares.

Dos restantes portugueses na tabela, Gastão Elias manteve a 129.ª posição e é o segundo mais bem posicionado, seguido por Pedro Sousa (271.º), que subiu 32 lugares, Rui Machado (311.º) e Frederico Gil (543º).

No top-10, a mudança mais significativa foi protagonizada pelo checo Tomas Berdych, finalista derrotado em Banguecoque, que retirou a quinta posição ao suíço Roger Federer, antigo número um mundial e agora sexto da classificação em que Djokovic, o espanhol Rafael Nadal, o britânico Andy Murray e David Ferrer mantiveram os quatro primeiros lugares. Ainda entre os dez primeiros, o francês Richard Gasquet cedeu a nona posição ao suíço Stanislas Wawrinka, vencedor este ano do Portugal Open.

Sugerir correcção
Comentar