João Sousa com recorde pessoal em Masters 1000

O vimaranense discute nesta quinta-feira o acesso aos quartos-de-final do Mutua Madrid Open.

Foto
Sousa segue em prova Mike Ehrmann/AFP

Pela primeira vez na carreira, João Sousa está nos oitavos-de-final de um torneio Masters 1000 do ATP World Tour. Uma exibição de alto nível e de grande intensidade permitiu ao vimaranense ultrapassar o espanhol Marcel Granollers, com um duplo 6-3, e atingir os oitavos-de-final do Mutua Madrid Open.

Sousa (35.º do ranking) salvou break-points nos dois primeiros dois jogos de serviço, mas ao “quebrar” o espanhol, para 4-2, tomou o ascendente do encontro, confirmado com novo break, a abrir a segunda partida. A servir a 2-1, o vimaranense deixou escapar a vantagem de 40-0 e Granollers (53.º) voltou ao encontro. Sousa não acusou o momento e voltou à vantagem, com um break para 4-3, antes de fechar com o seu 20.º winner.

“Penso que, tacticamente, estive muito bem, a mexer-me muito bem, uma grande atitude, mentalmente muito focado – quase demasiado focado, já que pus-me a celebrar a vitória a 5-3. Mas é bom sinal pois significa que estava muito focado em cada ponto”, disse Sousa, antes de deslocar-se ao estádio Santiago Bernabéu para assistir à meia-final da Liga dos Campeões, tal como Novak Djokovic, Rafael Nadal e Nick Kyrgios.

Sousa, que, nesta quinta-feira, defronta o vencedor do último encontro de quarta, entre Juan Martin Del Potro (274.º) e Jack Sock (26.º), iguala o feito em Masters 1000 de Frederico Gil, quarto-finalista no torneio de Monte Carlo de 2011 – em 2009, Gil também passou duas rondas no Masters 1000 de Miami, mas num quadro de 128 jogadores.

Em dia de estreias em Madrid, Djokovic dominou Borna Coric, por 6-2, 6-4, Tomas Berdych venceu Denis Istomin, com um duplo 6-3, mas Kei Nishikori levou mais de duas horas para ultrapassar Fabio Fognini, que comandou o derradeiro set por 5-3, antes de perder a cabeça e receber um ponto de penalidade que deu o match-point ao japonês, vencedor pelos parciais de 6-2, 3-6 e 7-5.

Pior esteve Stan Wawrinka (4.º) diante de Kyrgios (21.º). O australiano venceu, por 7-6 (9/7), 7-6 (7/2), para assinar a sua terceira vitória sobre um "Top-10" em 2016.

Sugerir correcção
Comentar