João Sousa jogou e ganhou como um top 30

O tenista português vai agora defrontar o espanhol Rafael Nadal, número 5 do mundo.

Foto
João Sousa vai ter pela frente Rafael Nadal Mike Ehrmann/AFP

Foi uma vitória com duplo sabor: João Sousa derrotou o norte-americano Jack Sock para garantir a sua primeira presença nos quartos-de-final de um torneio da categoria Masters 1000 e, ao mesmo tempo, confirmar a subida de cinco lugares no ranking que o coloca no top 30 da hierarquia mundial. A exibição foi categórica e dá bastante confiança a Sousa para enfrentar, na sexta-feira, Rafael Nadal.

“Estou muito contente por ter alcançado os quartos-de final de um Masters 1000 e com o nível que exibi no campo. Penso que todo o trabalho que tenho vindo a fazer, tanto a nível mental como físico, foi recompensado”, afirmou Sousa, após vencer Sock (26.º), por 6-1, 6-7 (3/7) e 6-2.

O número um português teve de salvar cinco break-points no jogo inaugural, antes de assinar o primeiro break. As queixas de Sock sobre o campo estar escorregadio levaram ao encerramento do tecto, sem que o encontro parasse. Sock tentou dominar os pontos com a fortíssima direita — cuja rotação imprimida à bola (3337 rpm) se aproxima bastante da de Rafael Nadal (3391 rpm) —, mas também cometeu erros que lhe custaram a partida.

Sousa voltou a adiantar-se no segundo set, para 2-1, mas o norte-americano devolveu o break, para 3-3. Motivado, o norte-americano começou a servir melhor e passou para a frente do marcador, mas Sousa forçou o tie-break, depois de anular dois set-points. Só que um erro de direita do vimaranense, no início, colocou Sock no comando (0/2, 1/4, 3/6).

No set decisivo, Sousa perdeu os dois primeiros pontos, mas foi dele novamente a autoria do primeiro break. Desta feita, Sock já não teve capacidade para recuperar e o português terminou com mais um break, ao fim de 2h15m.
“Fiz um grande encontro. Não comecei, se calhar, da melhor maneira, mas soube estar tranquilo, consegui o primeiro jogo do meu serviço e, a partir daí, penso que as coisas correram muito bem. Joguei a um altíssimo nível, consegui estar muito focado mentalmente naquilo que tinha delineado fazer tacticamente”, revelou Sousa.

Hoje, não antes das 15h, o português vai defrontar Rafael Nadal (5.º), que recuperou de 1-4 para vencer o norte-americano Sam Querrey (37.º), por 6-4, 6-2. O espanhol e ex-número um mundial defrontou Sousa uma única vez no ATP World Tour, há dois anos, na terra batida do Rio de Janeiro, e só cedeu um jogo. “Para mim, é o melhor jogador de todos os tempos, em terra batida. Vou tentar continuar a jogar a este nível tão alto e tentar vencer”, disse Sousa.

Antes, Novak Djokovic não teve problemas para ultrapassar Roberto Bautista Agut (17.º), ganhando em 1h08m, por 6-2, 6-1, naquela que é a sua 30.ª vitória em 2016. Segue-se Milos Raonic (10.º). Andy Murray (2.º) eliminou Gilles Simon (18.º), por 6-4, 6-2, e vai defrontar Tomas Berdych (8.º). Nick Kyrgios (21.º) bateu Pablo Cuevas (27.º), por 7-6 (7/5), 4-6 e 6-3, e discute um lugar nas meias-finais com Kei Nishikori (6.º).

Sugerir correcção
Comentar