Sousa e Elias estiveram em grande

Número um português está nas meias-finais do Geneva Open, enquanto o número dois está a um triunfo do quadro principal em Paris.

Foto
Sousa enfrentou quatro match-points no terceiro set JEAN-CHRISTOPHE MAGNENET/AFP

O ténis português viveu, nesta quinta-feira, um grande dia com os dois melhores tenistas portugueses no ranking mundial masculino a obterem vitórias importantes. João Sousa qualificou-se para as meias-finais do Geneva Open, depois de salvar quatro match-points num dramático tie-break do terceiro set. E Gastão Elias venceu a segunda ronda da fase de qualificação de Roland Garros, após um intenso duelo de mais de duas horas, em que também esteve a um ponto da derrota.

Num encontro em que Sousa (50.º) ganhou 110 pontos, menos um que o espanhol Pablo Andujar (41.º), o português voltou a mostrar-se mentalmente forte. No set decisivo, Sousa foi o único a dispor de break-points, seis, mas seria no tie-break que tudo se resolveria. Andujar começou melhor e liderou por 3/0, 5/1 e 6/2. Mas Sousa não se deixou abater e foi anulando os match-points, acabando por vencer seis pontos consecutivos e fechar com os parciais de 6-4, 2-6 e 7-6 (8/6).

“Foi um dos encontros mais duros desta temporada e um dos melhores em terra batida da minha carreira. Penso que ambos fizemos um encontro invejável. As coisas podiam ter caído para qualquer um dos lados e felizmente foi para o meu. Estou muito contente com a maneira como joguei e pelo nível exibido”, disse o número um português.

Embora só restem quatro candidatos neste torneio ATP 250, Sousa não se vê como um favorito ao triunfo final. “Cada dia e cada encontro são diferentes. Acho que o importante agora é recuperar bem para poder estar a 100% amanhã, para poder enfrentar uma nova batalha”, afirmou o vimaranense.

Só no final da tarde é que Sousa conheceu o seu adversário de hoje (15 horas) e com surpresa: o argentino Federico Delbonis (74.º) eliminou o principal favorito, o suíço Stan Wawrinka (9.º), por 6-7 (5/7), 6-4 e 6-4. Sousa e Delbonis encontraram-se uma vez, há dois anos, na terra batida de Buenos Aires, com o jogador da casa a vencer, por 6-1, 6-4.

De manhã, Gastão Elias (155.º) discute em Paris o acesso ao quadro principal de Roland Garros, depois de ultrapassar o argentino Guido Pella (114.º), por 7-5, 5-7 e 7-5. No terceiro set, o número dois português recuperou de 0-3 e salvou um match-point a 4-5, antes de concluir em 2h18m. “Foi um jogo muito equilibrado e qualquer um de nós podia ter ganho. No primeiro set, estive a 4-5 (0-40). No segundo set foi mais do mesmo. Joguei mal a 5-6 e ele aproveitou e entrou bem no terceiro set. Estive com um break de desvantagem e decidi ser mais agressivo e resultou, tive mais o controlo dos pontos. Ainda tive um match-point contra, mas servi bem. Ele foi um pouco abaixo e eu soube subir o nível”, explicou.

Na última ronda do qualifying, Elias defronta outro argentino, Facundo Arguello (139.º). “O Arguello gosta de ficar num canto a controlar o ponto. Vai ser interessante”, previu o português.

Sugerir correcção
Comentar